quinta-feira, 9 de abril de 2015

Lasanha de beringela e cogumelos


Hoje estou inspirada. Tenho andado inspirada. Tenho tido tantas ideias que não consigo concretizá-las a todas em tempo útil... escrever, fotografar, o tempo não estica...
Isto não significa que todas as ideias sejam boas mas, pelo menos, a cabeça não pára e sempre vão surgindo umas receitas mais ou menos catitas, umas mais do que outras, mas todas comestíveis. Alguns pratos são muito simples, como este. São todos de inspiração do momento e, como é isso que me apetece partilhar convosco, é isso que vos ofereço, esperando que gostem.
Não sei se podemos chamar lasanha a algo sem as placas de massa... em princípio, acho que sim :) Foi feito por mim, comido por mim e escrito por mim, vou chamar-lhe assim porque me apetece! Hoje estou assim, não liguem. Mas experimentem a receita, que é simples e boa!

Ingredientes para 2 pessoas:
6 fatias de beringela com cerca de 0,5 mm de espessura
4 a 6 cogumelos Paris (conforme o tamanho) laminados
4 fatias de presunto não muito salgado
Sal e pimenta qb
Oregãos secos qb
Molho bechamel qb
 
Preparação:
Faça o molho bechamel com manteiga, farinha e sal, vá deitando o leite para deslaçar e mexa sempre até obter um molho bastante espesso. Retifique o tempero com um pouco de pimenta e noz moscada, se gostar.
Barre um tabuleiro de forno com um pouco de molho. Eu usei dois aros para ajudar a "montar" o prato. Dentro dos aros coloquei uma rodela de beringela, depois uma fatia de presunto, depois os cogumelos laminados. Deite um pouco de molho e volte a pôr outra camada de beringela, outra de presunto e outra de cogumelos. Não é necessário temperar porque o sal do presunto é suficiente. Termine com bastante molho e uma rodela de beringela mais pequena. Leve ao forno, dentro dos aros, a 180ºC durante cerca de 20 minutos (deixe ficar até o molho estar tostado). Isto é o suficiente para que os legumes cozinhem. Fica uma maravilha. Tenha apenas em atenção que o presunto não pode ser muito salgado porque depois de cozinhado o sabor vai ser intensificado. No fim, já no prato, retire o aro (as minhas lasanhas desmancharam-se um pouco, mas o sabor estava todo lá!). Polvilhem com oregãos secos e sirva.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



 

2 comentários:

  1. Que aspecto original! Adorei a "viagem" pelo seu blogue :P já o tenho nos meus blogues a seguir, para estar bem atento às novidades. bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho umas forminhas parecidas a essas!
    Que lasanha boa :) Já comia! :)

    ResponderExcluir