sexta-feira, 3 de abril de 2015

Doces ideias para a Páscoa



Desejo a todos um excelente fim de semana de Páscoa e deixo-vos algumas sugestões doces que podem fazer para oferecer ou ter na vossa mesa de Páscoa. Este ano não comprei amêndoas e optei por fazer tudo em casa :)

FRUTOS SECOS CARAMELIZADOS NO FORNO (Receita retirada de A Minha Cozinha - Clara de Sousa)

Ingredientes:
400g de frutos secos, ao natural, com ou sem pele (usei amêndoas, avelãs e nozes, estas últimas são as que ficam mais deliciosas, ficam crocantes, mas macias ao mesmo tempo, tufadas por dentro)
1 clara grande
1 colher de sopa de água
125g de açúcar
75g açúcar mascavado escuro
2 colheres de chá de canela em pó (opcional)

Preparação:
Numa taça pequena, bata a clara e a água, até ficar em espuma, sem líquido (não é preciso chegar ao ponto de castelo). Reserve. Noutra taça, misture bem os dois tipos de açúcar e a canela. Reserve.
Numa taça maior, coloque os frutos secos. Junte a clara em espuma e envolva muito bem, para que todos os frutos secos agarrem essa 'cola'. Junte a mistura dos açúcares e canela e envolva tudo muito bem, para que se colem aos frutos secos.
Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal. Coloque os frutos secos e espalhe-os o mais que puder.
Leve a forno pré-aquecido a 150º C durante 30 minutos. A meio do tempo, aos 15 minutos, dê-lhes uma volta para secarem por igual. No final do tempo, retire do forno e deixe arrefecer. Depois de frios, já crocantes, separe os pedaços que tenham ficado colados uns aos outros. Conservam-se num recipiente fechado.




TRUFAS DE CAFÉ E AVELÃ
Ingredientes:
1 tablete de 200 gr de chocolate 44% cacau
1 tablete de 200 gr de chocolate com café (usei Nestlé Sobremesas sabor a café)
200 ml de nata gorda
Coco ralado e avelã moída para envolver as trufas

Preparação:
Derreta os dois chocolates em banho maria sem que a água ferva. Assim que o chocolate estiver todo derretido, retire-o do calor. Ferva a nata. Quando estiver em ponto de ebolição, desligue o lume. Deixe arrefecer ligeiramente e verta a nata por cima do chocolate. Misture muito bem numa taça grande e leve ao frio muito bem tapado com película aderente.
Deixe arrefecer uma hora ou mais até solidificar. Depois reitre colheradas deste preparado e molde trufas redondas. Passe-as pelo coco ralado, pela avelã moída ou por outro fruto seco a gosto.
Coloquem cada trufa numa forminha de papel pequena e conservem no frio, sempre muito bem tapadas, pois o chocolate absorve muito os outros sabores. Estas trufas aguentam uma semana no frio até serem consumidas. Retire só no dia em que as vai oferecer ou comer.


TABLETE DE CHOCOLATE BRANCO COM FRUTOS SECOS

Ingredientes: 
120 gr de chocolate branco
20 gr de pistácios
10 gr de alperce desidratado
1 forma de folha para moldar a tablete.

Preparação:
Derreta o chocolate em banho maria sem que a água ferva (a água deve apenas estar a formar pequenas bolinhas). Depois de derretido, desligue imediatamente o lume e espere que o chocolate arrefeça um pouco para estabilizar os seus cristais (pré cristalização do chocolate). Vá mexendo até atingir a temperatura certa. O chocolate branco deve arrefecer até aos 27 - 28º C para estar no ponto de ser utilizado.
Quando estiver neste ponto, deite todo o chocolate numa forma de bolo inglês descartável pequena. Por cima coloque pistácios e fruta desidratada partida em pedaços pequenos. Escolha o que for da sua preferência (morangos desidratados, pinhões, amêndoas, pistácios, pimenta rosa para uma tablete diferente, etc). Calque ligeiramente para os pedacinhos de fruta para "afundarem" ligeiramente no chocolate e, de seguida, bata com a forma na bancada para que as bolhas de ar saiam. Deixe a repousar até o chocolate solidificar (1 a 2 horas conforme a temperatura e humidade do local onde se encontra). Depois desenforme e coloque a tablete num saquinho de plástico para oferecer ou consumir mais tarde.



Fiquem ainda com a receita dos NINHOS DE PÁSCOA COM MOUSSES DE DOIS CHOCOLATES, que eu já tinham publicado aqui no blog. Vejam a receita AQUI, inspirem-se e tenham uma excelente Páscoa :)




10 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é Ana, só doces, eheheh. Eu até sou mais de salgados, mas nesta época o chocolate é rei :)
      Beijinho e votos de boa Páscoa
      Susana

      Excluir
  2. Gostei das três sugestôes, todas elas uma delicia
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom fim de semana São, votos de uma Páscoa feliz e docinha :)
      Susana

      Excluir
  3. Ideias muito boas, vou guardar para depois experimentar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente Ana Mourão e depois mostre-nos o resultado :) Partilhe connosco no facebook.
      Os frutos secos são muito fáceis de fazer e as trufas também, é só esperar que a mistura tenha a consistência certa (esperar no frio) e moldam-se na perfeição.
      Beijinho. Boa Páscoa
      Susana

      Excluir
  4. Não faço ideia de como se fazem, mas é tudo bom! Palavra de quem já experimentou... e babou!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom, é :) Ainda bem que gostas Rui! Não sabes como se faz, mas tens habilidade para arrumar a cozinha e és o melhor provador do mundo!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Sim tenho muito anos de prática! Em ambas as coisas!....

    ResponderExcluir
  6. Conheço quem adoooore frutos secos caramelizados, por isso acho que é a minha sugestão preferida, apesar de as outras me parecerem muito bem também :)

    ResponderExcluir