segunda-feira, 20 de abril de 2015

Chamuças no forno com salteado de ervilhas de quebrar e cogumelos

Nesta altura do ano encontram-se ervilhas de quebrar tenrinhas, daquelas em que se pode comer tudo, inclusive a vagem, pois é bastante tenra. No caso das ervilhas de debulhar (as mais comuns), a vagem é sempre muito rija e fibrosa, não sendo boa para comer. Estas ervilhas que comprei estavam tenras e estaladiças, bastaram poucos minutos na frigideira para ficarem deliciosamente crocantes.
As chamuças foram um aproveitamento. Durante o fim de semana fizemos churrasco, ou melhor... abrimos a "época do churrasco" com uns amigos do Porto que nos fizeram uma agradável visita :) Sobraram algumas carnes e, estando já grelhadas, não são propriamente das melhores coisas para se comer em "modo requentado". Como me recuso a deitar comida fora e o cão cá de casa é um mariquinhas habituado apenas à ração, as sobras do churrasco acabaram numas chamuças muito simples, feitas no forno.
Agora é o momento em que vocês se estão a rir de mim: "o cão não come as sobras e ela come", é verdade :) O meu estômago é mais resistente e o cãozinho, apesar de brincar como um cachorro, já tem alguma idade, tem que ser alimentado com muito cuidado...

Ingredientes para 2 pessoas:
Chamuças: sobras de carnes, 1 cebola, 0,7 dl de azeite, folhas de massa philo, leite e mostarda qb.
Salteado: 300 gr de cogumelos (usei Portobello pequenos), 400 gr de ervilhas de quebrar frescas, 1 dente de alho, 1 folha de louro, um generoso fio de azeite, sal e pimenta qb, coentros frescos.

Preparação:
Fiz estes pastelinhos de carne em formato de chamuças com carnes grelhadas que sobraram (salsicha e bifana). Comecei por picar as carnes o mais possível no processador de alimentos. Piquei uma cebola e refoguei-a ligeiramente no azeite até amolecer. Depois juntei as carnes previamente picadas. Fui mexendo com uma colher de pau, acrescentei a mostarda e leite aos poucos só para amolecer o preparado e conseguir um recheio mais cremoso. Fiz desta forma muito simples, mas o preparado pode ser o mais rico que quiserem (juntar molho de tomate, queijo ralado, ervas aromáticas, etc). Depois de pronto, deixe arrefecer antes de moldar os pastéis.

Estenda as folhas de massa philo (folhas compridas e com cerca de 12 cm na largura), colocando uma na bancada, pincelando com um pouco de azeite e colocando outra por cima. Deite uma a duas colheres de sopa de recheio de carne em cada folha e vá dobrando em triângulo até o comprimento da massa terminar (exemplo na foto). Feche cada chamuça pincelando com um pouco mais de azeite e leve ao forno a 180ºC até a massa estar douradinha (cerca de 15 minutos).
Para o salteado, comece por retirar as pontas e o fio às ervilhas de quebrar. Lave-as, reserve e corte os cogumelos em fatias. Numa frigideira anti aderente deite azeite, um alho esmagado e a folha de louro. Deixe frigir um minuto e, quando o azeite estiver bem quente, junte as ervilhas de quebrar e os cogumelos. Deixe saltear cerca de 5 minutos ou até os legumes estarem numa consistência que lhe agrade. Eu gosto de deixar as vagens de ervilhas crocantes mas, se preferir cozinhá-las mais, basta deixar ficar mais tempo ao lume.
Por fim, sirva as chamuças quentinhas, acompanhadas do salteado de legumes e polvilhadas com coentros frescos. Como gosto muito de mostarda e a carne já tinha sido ligeiramente aromatizada com este condimento, juntei mais mostarda de Dijon em grão para acompanhar as chamuças. Podem juntar qualquer molho a gosto.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



3 comentários:

  1. Nunca fiz chamuças mas um dia destes vou tentar fazer pois o meu filho adora
    Essas ficaram lindas , gostei muito do acompanhamento
    bj

    ResponderExcluir
  2. São, experimente fazer, são fáceis de dobrar, seja com massa philo ou brick, e podemos usar o recheio que mais gostarmos.
    Beijinho. Susana

    ResponderExcluir
  3. A sério? Todos os cães que eu conheço comem carne assim sem problemas... Mas se é melhor é melhor :)
    Ainda ontem comi ervilhas de quebrar, são tão boas! O teu prato está com um aspeto maravilhoso...

    ResponderExcluir