segunda-feira, 2 de março de 2015

Workshop de queijos com o Chef Chakall





Mais um workshop, mais um Chef simpático e muitoooo queijo!! Foi assim o último sábado, passado em companhia agradável e ambiente divertido, em casa do Chef Chakall. Ganhei direito a esta participação através de um passatempo promovido pela marca de queijos Président.
Sábado de manhã, encontro marcado na casa do Chef com um pequeno grupo de participantes e uns simpáticos colaboradores da Président. O meu marido acompanhou-me porque o prémio valia para duas pessoas e ele acabou por comer ainda mais queijo do que eu, apesar de não ter cozinhado nada... Mas fez boa companhia e foi um excelente fotógrafo!
E, perguntam vocês, há vontade de comer queijo logo pela manhã? HÁ! Eu tenho vontade de comer queijo a qualquer hora do dia, qualquer queijo, acompanhado de outras coisas ou não, com ou sem apetite, porque o queijo é uma questão de gulodice, não é preciso ter fome para o comer. Sinceramente eu acho que até a palavra é bonita: queijjjjoooo, cheeeeeese. Não é lindo de pronunciar? Dá logo vontade de ir comer... queijo, claro!
Voltando, então, ao workshop de sábado, o objetivo era dar ideias simples e apetitosas para a utilização de alguns ingredientes da marca Président. O Chef Chakall, com a nossa ajuda (e conseguimos ajudar sem vitimar nenhum dedo nas afiadíssimas facas do Chef) confecionou algumas entradas, um prato de massa e uma sobremesa com um produto que eu não conhecia: manteiga com pepitas de chocolate. Este ingrediente em conjunto com ovos, leite, farinha e um pouco de açúcar serviu para fazer uns crepes que comemos à sobremesa. Em breve mostro-vos outras utilizações que se podem dar à manteiga com chocolate.
As entradas e petiscos foram vários e todos deliciosos, mas o que mais gostei foi uma das receitas mais simples: uma maravilhosa tapenade de azeitona preta e queijo creme come ervas. As azeitonas foram trituradas no processador de alimentos juntamente com um dente de alho e um pouco de azeite, depois juntou-se o queijo creme, misturou-se tudo e adicionou-se manjericão fresco no fim. Uma verdadeira maravilha que comemos em cima de tostinhas.


Depois seguiram-se uns rolinhos de enchidos e queijo e outros apenas com queijo. Para os rolinhos de enchidos misturámos alheira e farinheira, com cebola picada ligeiramente refogada, pasta esta a que se juntou queijo brie. Foi tudo enrolado em massa philo e levado ao forno uns minutos até tostar. O resultado foi o que podem ver e estava muito saboroso.
Outro petisquinho ótimo foram umas tostas com queijo snack, azeitonas e bacon. Tudo tostadinho no forno, simples e muito bom!


O Chef fez também uma massa muito simples e deliciosa. Lacinhos cozidos com molho de queijo creme de nozes e natas. Para finalizar o prato, umas nozes tostadas na frigideira com pimenta e cominhos. Este prato também foi dos meus preferidos. Como gosto muito de nozes e da combinação deste fruto seco com o queijo, simplesmente adorei!
Depois de tanto queijo, fiquei satisfeita, mas nunca enjoada de queijo! Aliás, não houve nada que enjoasse ou fosse demais nesta manhã tão bem passada. Foi um workshop muito descontraído e que permitiu apreender ideias simples e deliciosas para dar mais e mais utilização a um produto que já é tão bom por si só: o QUEIJO!









4 comentários:

  1. Olá Susana. Que bela reportagem e que prazer foi estar lá. Como deu para veres, eu també, sou viciada em queijo. Foi realmente maravilhoso e gostei de te conhecer,
    O Chef é uma simpatia.
    Vou ver se faço também o meu post no blog pois ainda não fiz.
    Beijinhos
    Alexandra
    http://bimbexpress.blogspot.pt

    https://www.facebook.com/pages/Bimbexpress/263455983759371?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi realmente muito bom, Alexandra. Então para doidas do queijo como nós :)
      Beijinho e bons cozinhados!
      Susana

      Excluir
  2. As fotografias estão fantásticas!! ;-))) E a comida também não estava nada má!!!! :-)))

    ResponderExcluir
  3. Maridão, foste um grande fotógrafo e grande comensal :D !!!

    ResponderExcluir