sábado, 14 de março de 2015

Esparguete com pesto de tomates secos e vieiras


Este prato pode ser degustado como uma entrada, se servido em pequenas porções, ou como prato principal no caso de servirmos mais massa e mais vieiras por pessoa. As quantidades que indico servem 4 entradas. O que gosto nesta receita é o contraste da doçura das vieiras, do sabor intenso dos tomates secos e do salgado das anchovas. No fim, a salsa refresca tudo e fica uma combinação espetacular. É rápido de fazer e  trata-se de um prato muito simples, mas delicioso.
Se quiserem preparar como entrada, até podem ter a massa e o molho feitos e misturar tudo no momento de servir, aquecendo numa frigideira ou tacho anti aderente ao mesmo tempo que confecionam as vieras, pois estas têm, obrigatoriamente, que ser preparadas na hora.

Ingredientes para 4 pessoas (entrada):
200 gr de esparguete
6 metades de tomates secos de boa qualidade (costumo usar os que vêm conservados em azeite e utilizo o próprio azeite do frasco para a confeção da receita)
Meio molho de salsa fresca
Azeite qb
2 filetes de anchovas
1 tomate fresco bem maduro
Sal e pimenta qb
8 vieiras (costumo usar miolo congelado de boa qualidade)
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:
Comece por cozer o esparguete em água e sal durante 9 a 12 minutos, conforme o gosto. Escorra e reserve a massa.
Para o molho: na picadora ou processador de alimentos triture os tomates secos, os tomates frescos maduros, a maioria da salsa (reserve umas folhinhas para polvilhar o prato no fim), 2 filetes de anchovas e 0,5 dl de azeite. Triture tudo até obter uma pasta com consistência de molho pesto.
Deite este preparado num tacho e deixe ferver por 3 minutos. Retifique de sal. Envolva bem este molho na massa.
Seque as vieiras com papel absorvente e tempere-as com sal e pimenta. Numa frigideira anti aderente deite uma colher de sopa de manteiga e, quando estiver bem quente, cozinhe as vieiras 30 a 60 segundos de cada lado de forma a que fiquem caramelizadas e bem tostadas por fora e suculentas por dentro. Não cozinhe mais do que o tempo indicado porque as vieiras ficam "borracha" se forem demasiado passadas.
Empratamento: coloque uma porção de esparguete com molho e duas vieiras em cada prato. Polvilhe com salsa fresca e sirva.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


2 comentários:

  1. Que aspecto delicioso! Esse pesto de tomate deve ser uma maravilha para usar com esparguete!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este pesto é excelente e fácil de fazer, como todos os molhos deste género. Fica ótimo e o prato é todo muito rápido, uma maravilha :)
      Beijinho
      Susana

      Excluir