segunda-feira, 23 de março de 2015

Sushi de alheira com maçã verde e cenoura



Gosto do sushi tradicional, com peixe, com tudo aquilo que os japoneses resolveram pôr no sushi, transformando peixe cru num prato saboroso, pelo menos em minha opinião. Mas o meu forte são mesmo os ingredientes portugueses e os sabores mediterrânicos, que eu adoro acima de tudo. Com base em algumas inspirações, nomeadamente o bife tártaro do restaurante O Talho, que vem acompanhado de algas nori onde podemos enrolar a carne, conceito que adorei, tive a ideia de fazer este Sushi de Alheira. Juntei-lhe maçã Alcobaça, verde e ácida, com muita textura crocante, bem como cenouras. O equílibrio do sabor do enchido com o ácido da maçã, a doçura da cenoura e o intenso aroma a mar das algas, ficou diferente e muito agradável. Foi um dos pratos que ensinei a confecionar no workshop de "Entradas e Petiscos" que fiz este fim de semana e que juntou um grupo de cozinheiras super simpáticas :) Brevemente mostro-vos as outras delícias que andámos a preparar por aqui.

Ingredientes para cerca de 16 a 20 rolinhos de sushi:
1 alheira de caça
0,3 dl de azeite
1 cebola pequena
1 cenoura grande (120 a 140 gr)
2 maçãs verdes (variedade Granny Smith de Alcobaça)
4 folhas de algas nori cortadas em tiras
Sumo de limão qb
Molho de soja para acompanhar

Preparação:
Comece por tirar a pele da alheira e desfazê-la, retirando os pedaços de gordura ou courato mais rijo para ficar apenas com o recheio cremoso da alheira. Deite um fio de azeite numa frigideira anti aderente e adicione a alheira. Desfaça-a com um garfo. Junte a cenoura e uma maçã e meia, ambas raladas (Não retire a casca à maçã, pois tem vitaminas e vai oferecer uma textura crocante ao preparado. Reserve meia maçã para servir em fatias finas.). Deixe que os ingredientes se misturem, salteando-os um pouco na frigideira. Vá mexendo e faça isto em lume médio para não pegar. Ao fim de 4 a 5 minutos, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Corte as folhas de alga nori em 4 tiras cada uma. Quando o preparado estiver morno, enrole um bocadinho em cada tira de alga (sensivelmente uma colher de chá bem cheia de preparado para cada rolinho). A humidade do preparado vai amolecer lgeiramente a alga e dar-lhe uma textura perfeita. Mas não devemos fazer isto com o preparado muito quente para que as algas não humedeçam demais e se desfaçam.
Sirva com molho de soja e fatias de maçã previamente borrifadas com sumo de limão para não oxidarem. Delicie-se com este prato que junta sabores tão diferentes, mas que casam na perfeição.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




5 comentários:

  1. que ideia mais deliciosa eu adoro alheira mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada António :) Experimenta, é diferente e fica mesmo bom. E impressiona os convidados ;)
      Beijinho. Susana

      Excluir
  2. Sou nova por aqui e já fiquei bem-impressionada! Só provei sushi 1 vez, com os meus pais, tinha uns 10 anos. Nem me lembro bem, só me lembro de não gostar muito... Mas é capaz de ser por eles dizerem, até agora, que é horrível... as minhas memórias enfraquecidas podem adotar as sugestões, quem sabe :P Tenho de provar sushi novamente... Quem sabe optar por um, no início, que não tenha peixe cru, como este? Pode ser que lhe tome o gosto :) Gosto bastante de alheira, e a combinação com maçã, apesar de nunca ter provado, é um clássico :)`
    Gostei bastante do blog, estou já a seguir e deixo aqui o meu link :D http://cremedeavelas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta este e experimenta o sushi tradicional num sítio que te seja recomendado por alguém que já conheça, pois nem todos são bons. Informa-te do que há perto de ti. Vou espreitar o teu blog ;)
      Beijinho
      Susana

      Excluir
  3. Mas que boa ideia.... Vou fazer...onde compro as algas? Faço quanto tempo antes de ir para a mesa? Obrigada e bom ano.

    ResponderExcluir