quinta-feira, 12 de março de 2015

Pudim de abóbora e noz




Este pudim tem história... resultou de algo que parecia estar a correr mal e, no fim, transformou-se numa sobremesa maravilhosa! O pudim era para ser uma torta...Seria a minha participação no Projeto "Dia Um... Na Cozinha" mas, como a massa ficou demasiado líquida, resolvi levá-la ao forno em banho maria e fazer um pudim.
A participação no "dia Um... Na Cozinha" acabou por ser uma torta de amêndoa, coco e laranja, receita que já aqui partilhei. Este preparado de abóbora acabou por ser transformado num fantástico pudim. O que aconteceu foi que tentei seguir a maneira como faço torta de cenoura, mas a abóbora tem mais água do que a cenoura e o preparado ficou demasiado mole. A torta era impossível de enrolar mas, depois da mistura cozida em banho maria e em formato de pudim, ficou uma perfeita delícia!

Ingredientes:
600 gr de abóbora manteiga (pesada crua)
1 pau de canela
300 gr de açúcar
4 ovos inteiros
2 colheres de sopa de farinha
100 gr de miolo de noz
Raspa e sumo de uma laranja
Caramelo qb para untar a forma
Nozes e fatias de laranja para guarnecer

Preparação:
Cortar a abóbora em cubos e cozê-la em água com um pau de canela até estar tenra. Escorrer a abóbora e desfazê-la com um garfo. Juntar a raspa e casca de laranja, o açucar e os ovos inteiros ligeiramente batidos. Partir grosseiramente o miolo de noz de forma a obtermos uns pedaços maiores e outros mais pequenos. Peneirar a farinha e envolver nela os pedacinhos de noz. Juntar a farinha e nozes à massa, misturar tudo bem e deitar o preparado numa forma de pudim untada com caramelo. Levar ao forno a 180º C, em banho maria num tabuleiro com dois dedos de água, durante 50 minutos ou até verificarem que o pudim está com consisitência sólida.
Utilizei uma forma de buraco de 20 cm (tamanho pequeno).
Este pudim fica bastante denso depois de cozido. É muito rico e saboroso.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Bem...ainda "bem" que correu mal como torta, pois ficou um pudim delicioso! :)*

    ResponderExcluir
  2. Que aspecto delicioso! Comia uma fatia... :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo pudim! Nunca comi pudim de abóbora mas a avaliar pelo aspecto deve ser muito bom :)
    Beijinhos
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Este pudim ficou realmente bom. Muito rico, espesso, consistente, mas sem ser excessivamente doce. Gosto muito de abóbora e também gosto de a usar em doces.
    Beijinho a todos :)
    Susana

    ResponderExcluir