segunda-feira, 30 de março de 2015

Ninhos de Páscoa com mousses de dois chocolates


Ninhos de ovos, coelhos, cenouras... o que é que isto tudo tem a ver com a Páscoa? Não faço ideia! A Páscoa é uma celebração cristã que assinala a morte e ressurreição de Cristo, tempo de "passagem" no sentido da mudança, tempo de reflexão e reconciliação. Para os cristão deve ser isto, para todos, crentes ou não, alguma reflexão e aproximação aos valores que nos sustentam, não fará mal a ninguém... Para todos os outros e para os gulosos em geral, a Páscoa é mais é chocolates ;) Vamos lá a isso, então!

Ingredientes para 4 ninhos:
100 gr de massa kadaif
200 gr de chocolate com 40 a 50% cacau (usei Nestlé Sobremesas 44% cacau)
100 gr de manteiga sem sal
100 gr de bolacha tipo maria
100 gr de amêndoa torrada + algumas para decorar
200 gr de chocolate branco Nestlé Sobremesas
50 gr de nata gorda
50 gr de leite de coco espesso (creme de coco)
Cacau em pó qb
Coco ralado qb

Preparação:
Derreter o chocolate negro em banho maria com a manteiga. Juntar as bolachas esmigalhadas e as amêndoas cortadas grosseiramente. Misturar e amassar bem, deixando depois a massa a repousar 60 minutos no frio para ficar consistente.
Derreter em banho maria o chocolate branco. Juntar as natas e o leite de coco num tacho e ferver. Assim que levantar fervura, desligar o lume, deixar arrefecer um pouco e juntar este preparado ao chocolate branco. Colocar numa taça e reservar no frio. Este preparado é uma mousse menos espessa do que a de chocolate negro, que se trata de um ganache mais sólido.
Entretanto, forre tigelas (taças de sobremesa que possam ir ao forno) com a massa kadaif de forma a fazer o formato de uma cesta ou pequeno ninho (ver foto). Levar a meio do forno a 180ºC até que a massa fique crocante e dourada.
Retirar, deixar arreefecer e encher os ninhos com as mousses de dois chocolates que repousaram no frio. Podem fazer conforme preferirem. Eu optei por moldar uns ovos maiores a partir do chocolate negro. Com a ajuda de duas colheres de sopa, como se estivesse a moldar pastéis de bacalhau, moldei ovos e coloquei-os nos cestos. Depois moldei bolas mais pequenas, do tamanho de trufas, e passei-as por cacau em pó. De seguida juntei colheradas da mousse de chocolate branco e coco. Por fim adicionei umas amêndoas torradas inteiras e polvilhei tudo com coco ralado e cacau em pó.
Sirva de imediato, enquanto as mousses estão frescas.
 

Bom apetite e votos de Páscoa feliz!






4 comentários:

  1. Por acaso uma pessoa associa a pascoa a essas coisas sem saber porquê :)
    Mas a tradição do chocolate não é má não... Gostei muito da sugestão!

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo e esta massa genial! :)
    Beijinho!

    ResponderExcluir