sexta-feira, 27 de março de 2015

Corvina com mexilhões em cebolada picante


O meu gosto por bacalhau, peixe fresco, e marisco nunca acaba... e as combinações de tudo o que vem do mar são sempre maravilhosas. Este é um exemplo de um prato tão simples e tão bom. Daqueles pratos que fazemos sem pensar muito. Simplesmente... fazemos! Não que isto revele desinteresse, mas sim descontração. Pelo menos para mim, que faço muitas refeições deste género, com o peixe que encontrei nesse dia (ou que tenho no congelador, nada contra). Se houver algum marisco que se possa juntar, tanto melhor, com tomate, cebola, bom azeite e temperos e está feito! Desta vez encontrei mexilhões frescos a pouco mais de um euro por quilo. Como podia não aproveitar? :)

Ingredientes para 4 pessoas:
8 lombos de corvina
1 kg de mexilhões frescos
600 gr de batata doce
2 cebolas 
5 tomates maduros
4 dentes de alho
1 pedaço de gengibre com 10 cm
1,5 dl de azeite
1 malagueta 
0,5 dl de vinho branco
Sal e pimenta qb
1 molho de coentros

Preparação:
Fiz este prato num tacho grande, mas pode ser feito na cataplana.
Na picadora ou processador de alimentos coloque os tomates maduros sem pele, os alhos, o gengibre descascado, alguns pés de coentros (os pés são muito aromáticos) e a malagueta. Triture tudo. Deite o azeite num tacho largo e a cebola em rodelas. Junte o preparado de tomate e tempere de sal. Comece a cozinhar com o lume médio.
De seguida, para que estas tenham tempo de ficar macias, junte as batatas doce em rodelas largas (com a casca). Tempere de sal. Deixe cozinhar até a tomatada ficar apurada e a batata quase cozida. Ao fim de 15 minutos junte os lombos da corvina arranjados e temperados de sal e pimenta no momento. Deixe cozinhar 6 minutos e junte os mexilhões, que foram previamente arranjados e lavados.
Dois minutos depois desligue o lume, polvilhe com coentros frescos picados e sirva de imediato.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


3 comentários:

  1. Que prato delicioso! Uma combinação de sabores mesmo a meu gosto!
    Também eu gosto mais de peixe que carne, e se puder misturar marisco, melhor :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana!
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Também gosto bastante de peixe fresco e marisco, o que é mais uma razão (a outra é o aspeto :P) para gostar do teu prato ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto tanto de peixe e marisco que vocês nem imaginam, a sério... também gosto de carne, mas é preciso ser um prato mesmo espatcular para me impressionar. Peixe e marisco, por mim, era praticamente todos os dias, mas tenho aqui em casa um guloso "carniceiro" ;)

    ResponderExcluir