sábado, 7 de março de 2015

Bolo de kiwi e queijo creme




Num dia desta semana que passou o meu marido apareceu em casa com um saco cheio de kiwis que uma colega de trabalho lhe deu com o recado: "São para a Susana". Ele fez aquela ar "humpf" e resmungou qualquer coisa do género "Tudo o que é comida é para ti...". Ainda estive para lhe perguntar se ele faria alguma coisa com os kiwis, mas já sei que a resposta é sempre a mesma: "Eu fazia: comia-os!" :) E faz muito bem em comer porque se eu não tivesse quem provasse os meus pratos não era uma pessoa feliz. Assim sou!
Adiante... tentei fazer doce de kiwi. Tenho que confessar que correu mal, não gostei, achei muito ácido. Ainda bem que não utilizei a fruta toda. Comi alguns kiwis e os outros foram parar a um bolo. Invenção completa, proveniente da minha imaginação, que saiu muito bem! Claro que a colega de trabalho do Rui teve direito a provar o bolo de kiwi e esta sobremesa também ficou aprovada por ela.

Ingredientes:
3 ovos inteiros
180 gr de açúcar
200 gr de queijo creme (magro e com pouco teor de sal, se desejar)
100 gr farinha de trigo para bolos (com fermento)
100 gr de farinha de mandioca
3 kiwis

Preparação:
Bater o queijo creme com o açúcar. Juntar os ovos um a um e bater entre cada adição. Juntar a farinha de mandioca e envolver. Juntar a farinha de trigo com fermento peneirada. Envolver. Juntar os kiwis cortados em fatias, misturando tudo.
Unte com margarina e polvilhe de farinha uma forma de buraco. Deite lá dentro o preparado. Leve a forno pré aquecido a 200º durante 35 minutos. Ao fim do tempo, abra a porta do forno e deixe o bolo lá dentro mais 10 minutos, depois retire e desenforme.

Para a cobertura: bater uma clara de ovo em espuma (não em castelo), ir juntando colheres de sopa de açúcar em pó e continuar a bater com a vara de arames até obter uma consistência homogénea e deitar o preparado sobre o bolo.
Nota: estas quantidades são indicadas para uma forma pequena, usei uma com 20 cm de diâmetro.

Bom apetite! Bom fim de semana!




2 comentários:

  1. Eu nunca resmungo! Mas posso dizer que o o bolo é muito bom e não excessivamente doce!...

    ResponderExcluir
  2. Às vezes resmungas maridão, mas não é com as receitas, felizmente :)

    ResponderExcluir