sexta-feira, 6 de março de 2015

Bacalhau com puré de grão e crocante de chouriço mouro com maçã


Fiz este prato a pensar nos sabores tradicionais portugueses, o bacalhau, o grão, os enchidos e os vegetais e frutos que tornam a nossa alimentação tão variada e equilibrada. Todos estes sabores se conjugaram no prato de forma perfeita. As lascas dos cachaços do bacalhau são muito suculentas, ideais para este prato, mas também o podem confecionar com postas tradicionais. O facto de, numa garfada, conseguirmos saborear todas as camadas de ingredientes, fez desta refeição algo verdadeiramente delicioso...
E parece que a receita não foi apreciada apenas aqui em casa porque foi com este prato que venci o concurso de receitas da Riberalves do mês de fevereiro. Obviamente estou muito contente e agora vou ter ainda mais bacalhau de excelente qualidade para dar largas à minha imaginação :)

Ingredientes para 4 pessoas:
4 cachaços de bacalhau pronto a cozinhar Riberalves
1 molho de espinafres frescos
1 frasco de grão cozido (400 gr)
100 gr de chouriço mouro
2 maçãs gala de Alcobaça
2 cebolas médias
4 dentes de alho
1 folha de louro
2 dl de azeite
1 colher de sopa de pão ralado
Sal qb
Pimenta em grão qb
2 colheres de sopa de coentros picados

Preparação:
Comece por cozer os cachaços de bacalhau em vapor, por 10 minutos, em água aromatizada com 1 dente de alho esmagado e uns grãos de pimenta. Assim que o bacalhau começar a lascar e a soltar-se da espinha, retire do vapor, lasque-o e elimine peles e espinhas.
Faça uma cebolada com 1,3 dl de azeite, as cebolas em rodelas, 2 dentes de alho laminados e 1 folha de louro. Deixe a cebola cozinhar sem ganhar cor, de seguida envolva nela as lascas de bacalhau e reserve.
Pique o chouriço mouro com uma faca, deixe frigir numa frigideira anti aderente e junte-lhe as maçãs raladas com casca, guardando meia maçã em fatias inteiras e finas. Cerca de 3 minutos depois, junte o pão ralado, misture e reserve.
Triture o grão cozido com a varinha mágica, reduzindo-o a puré. Num tacho deite um pequeno fio de azeite e 1 alho picadinho. Quando o alho começar a estalar sem queimar, junte o puré de grão, envolva tudo durante 2 a 3 minutos e junte os coentros picados. Retifique de sal, termine o puré e reserve. Salteie os espinafres por 3 minutos no restante azeite e alho laminado. Tempere de sal.

Finalização e empratamento: faça uma cama de espinafres, por cima coloque o puré de grão e, por cima, as lascas de bacalhau em cebolada. Termine com o crocante de chouriço mouro e as fatias finas de maçã. Leve ao forno a 200ºC durante cerca de 10 minutos, apenas o suficiente para a maçã gratinar um pouco.
Nota: pode fazer o prato em doses individuais, com a ajuda de um aro de empratamento, ou num tabuleiro grande, respeitando as camadas de ingredientes.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


2 comentários:

  1. Olá :)....
    5 *****!!!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! É uma receita muito boa e este bacalhau é uma maravilha, experimenta :)
      Beijinhos!
      Susana

      Excluir