terça-feira, 17 de março de 2015

Arroz de Choco



Gosto muito de todos os moluscos. Polvo, confecionado de todas as formas que me ocorram, é sempre uma maravilha! Lulas e choco, seja do grande, sejam choquinhos miúdos, também é muito bom. São alimentos práticos, que permitem várias preparações diferentes e são muito saudáveis.
Gosto de comprar estes ingredientes frescos, quando tenho oportunidade, mas também compro muitas vezes congelados. Tenho que reconhecer que não é fácil encontrar lulas e chocos congelados de boa qualidade. Quando vou a Peniche, na loja Profresco, consigo uns choquinhos pequenos (pequeno/médio, não minúsculos) que são de excelente qualidade. Não ficam rijos, não encolhem quase nada e tem excelente sabor. Vêm embalados nuns sacos com a marca "Baleal" escrita em letras azuis. Recomendo porque é realmente de muito maior qualidade (preço) do que o produto que se encontra normalmente nos supermercados.
Com estes chocos pequenos, desta vez, fiz um arroz de choco muito simples e delicioso.

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de chocos pequenos limpos
2 chávenas de chá de arroz carolino
1 dl de azeite
1 cebola grande
4 tomates bem maduros
2 dentes de alho
1 folha de louro
Meio molhinho de coentros
Sal qb
1 malagueta (opcional) 

Preparação:
Deixe os chocos a descongelar de véspera no frigorífico. Quando descongelados, escorra a água.
Num tacho deite o azeite, a cebola picada, bem como os alhos e uma folha de louro. Deixe refogar ecrca de 3 minutos. Junte os tomates pelados e cortados em cubos, tempere de sal, mexa e deixe cozinhar mais um pouco. De seguida junte os chocos e a malagueta, se gostar. Deixe cozinhar em médio lume alto até  os chocos estarem tenros (depende muito da qualidade do produto). 
Quando os chocos estiverem tenros, retire-os do tacho com uma escumadeira e deixe lá dentro a tomatada e todos os sucos da cozedura do choco. Os chocos devem ser retirados para não ficarem demasiado cozinhados e secos. Junte água de forma a obter uma quantidade de líquido que seja 2 a 3 vezes a quantidade do arroz. Tempere de sal. Tape o tacho e deixe a água ferver. Quando isso acontecer junte o arroz. Mexa e deixe cozinhar cerca de 14 minutos. No fim junte os chocos e mexa novamente. Depois de pronto, polvilhe com coentros picados no momento e sirva.

Nota: para conseguir um arroz malandrinho, meça a água, mas não tenha problema em retificar a quantidade a meio da cozedura. Se a água for pouca, acrescente mais um pouco de água bem quente e retifique o sal. Se notar, quase no fim do cozinhado, que o arroz está a ficar demasiado caldoso, retire algum líquido com uma concha e deixe o arroz acabar de cozer de forma a obter a consistência desejada.

Bom apetite! Coma bem e de forma saudável!


3 comentários:

  1. Adoro chocos e achei esse arroz uma delicia
    Uma excelente refeição
    bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei este arroz está tão apetitoso só apetece comer.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir