segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Vol au Vent de camarão e maionese picante de manga


Esta foi a entrada do jantar do Dia dos Namorados. O meu marido adorou! Ele nem sequer é grande fã da junção do doce com o salgado, mas esta combinação de sabores resulta sempre e a frescura da lima com o picante da malagueta dão um sabor espetacular a esta entrada. Os vol au vent podem ser preparados com antecedência e, no momento de servir, só temos que fazer o resto e rechear a massa folhada. É uma entrada fresca e deliciosa.

Ingredientes para 4 pessoas (4 Vol au Vent maiores + 4 pequenos OU 4 dos grandes)
1 placa de massa folhada fresca
400 gr de camarão
1 manga
1 lima (sumo e raspa da casca)
1 malagueta vermelha fresca
Sal qb
Para a maionese: 1 ovo, 1,5 dl de azeite, sal qb, sumo de meia lima

Preparação:
Podem usar vol au vent de compra, já preparados, mas eu gosto mais de fazer os meus, pois assim faço-os do formato e tamanho que quero. Não é difícil (ver foto), basta cortar círculos e depois outros aos quais retiramos o centro com a ajuda de um cortante mais pequeno. Aproveitamos apenas os "aros", as arestas de fora, e empilhamos 3 ou 4 unidades em cada círculo (conforme os queremos mais baixos ou mais altos). Depois é só levar ao forno pré aquecido a 180ºC por 10 minutos. Depois de prontos, reservamos e preparamos o recheio.


Neste caso trata-se de um recheio frio que é servido dentro das tacinhas de massa folhada. Comece por cozer os camarões em água e sal por 2 minutos. Retire, arrefeça-os e descasque-os, reservando o miolo. Corte o miolo em pedaços, deixe apenas 2 camarões inteiros por pessoa.
Para fazer a maionese os ingredientes devem estar à temperatura ambiente e as maioneses devem ser consumidas no momento, pois o ovo está cru e não deve esperar. A maionese caseira pode ser feita com a vara de arames, batendo a gema de ovo e juntando o azeite ou óleo em fio. Mas também pode ser feita com a varinha mágica, que é como eu faço, pois aprendi assim com o meu pai quando era pequena e sai sempre bem.
Coloque o ovo inteiro no copo misturador, tempere com umas gotas de sumo de lima e junte uma a duas colheres de sopa de azeite. Com a varinha mágica sempre no fundo do copo (sem levantar) triture até o ovo começar a montar (ganhar consistência). Depois vá deitando o restante azeite em fio e vá levantando suavemente a varinha mágica só quando a maionese já tiver ganho firmeza. Continue a bater até obter a consistência certa e gastar todo o azeite. Tempere de sal. Depois da maionese estar firme pode juntar o que quiser (ervas aromáticas, açafrão, frutos, etc). 
De seguida descasquei a manga e cortei a maior parte em cubos pequenos. Deixei alguma polpa agarrada ao caroço e espremi toda essa polpa e suco (com as mãos) para dentro da maionese. Misturei suavemente, retifiquei de sal e juntei um pouco mais de sumo de lima, bem como a malagueta picada muito finamente (prove e tempere a seu gosto, é mesmo o melhor para equilibrar os sabores). 
A este preparado juntei a manga e o camarão em pedaços e recheei cada vol au vent. Servi 2 por pessoa (um maior e um mais pequeno) e coloquei 2 camaraões em cada prato. Finalizei com raspas de casca da lima (só o vidrado, ou seja, a parte verde da casca sem raspar o branco).

Bom apetite!


Um comentário: