sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Trifle de manga e doce de queijo creme light


O tradicional trifle é feito com frutos vermelhos, nata batida e pão de ló ou outro tipo de bolo, entre outros ingredientes. Estes doces em camadas têm vindo a adotar várias versões e podem ser feitos conforme a imaginação mandar e com os ingredientes que mais nos agradarem. Neste caso conjuguei um doce de queijo creme e nata com os sabores da manga, laranja e abóbora. O doce de abóbora foi feito por mim, fi-lo no outono, na altura em que fiz várias compotas.
Nesta sobremesa tentei, no geral, usar produtos com pouco teor de gordura e também muito pouco açúcar, tendo sido quase todo substituído pelo mel, o que resultou num doce bastante leve. Este creme de queijo, mel e nata de soja é absolutamente maravilhoso. Pode ser conjugado com outros sabores, como chocolate, outros frutos ou até ser utilizado para cobrir um bolo.

Ingredientes para 6 taças:
200 gr de queijo creme light
5 colheres de sopa de mel
200 ml de nata de soja
1 colher de sopa de açúcar branco
6 palitos de La Reine
3 colheres de sopa de licor de laranja
6 colheres de sobremesa de doce de abóbora
6 pedaços de manga desidratada
1 manga fresca
Raspas da casca de 1 laranja

Preparação:
Descasque a manga e corte-a em fatias pequenas. Divida os pedaços de manga de igual forma pelas 6 taças. Bata o mel com o queijo creme até ficar tudo muito bem misturado. Bata as natas até ficarem montadas. Quando começarem a ficar firmes junte o açúcar e continue a bater até estarem rijinhas. Envolva as natas com o preparado de queijo creme. Coloque 3 colheradas de sopa deste preparado em cada taça por cima dos pedaços de manga.
Embeba ligeiramente os palitos de La Reine no licor de laranja, parta cada um em 4 pedaços e coloque-os por cima do creme de nata e queijo. Depois adicione mais uma colherada de creme, uma colher de sobremesa de doce de abóbora e termine com um pedaço de manga desidratada em cada taça e raspas de laranja.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário