quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Rolinhos de peixe espada com batata doce e pesto de três ervas


Como já tenho referido por aqui, gosto muito de batata doce e não apenas para acompanhar carne. Gosto em puré, com peixe, em bolos ou de a comer simplesmente, assada com casca, sem nada mais. É tão boa e tão nutritiva, um alimento fantástico.
No dia em que preparei este prato tinha comprado filetes de peixe espada frescos já arranjados e quando cheguei a casa vi que tinha sobrado batata doce de outro cozinhado do fim de semana. Pensei logo em como a podia juntar ao peixe e fiz o molho pesto para dar vivacidade e frescura à refeição. Ficou uma conjugação de sabores excelente no prato. Tenham em atenção não cozinhar demais o peixe para que fique suculento, pois os filetes são muito finos e ficam prontos num instante.

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de filetes de peixe espada sem pele nem espinhas
600 gr de batata doce
400 gr de cenouras baby
Molho pesto qb 
Tomilho qb
Sal e pimenta qb

Para o pesto:
Uma mão cheia de folhas de manjericão
Uma mão cheia de mistura de folhas de salsa e coentros
5 nozes
50 gr de queijo da ilha
0,5 dl de azeite
Sal e pimenta qb

Preparação:
Lave e descasque as batatas e corte-as em rodelas bastante finas. Seque-as com um pano e tempere-as com sal grosso, tomilho e um fio de azeite. Misture bem e coloque-as num tabuleiro. Leve ao forno a 200ºC cerca de 20 minutos ou até as batatas estarem tostadas.
Tempere os filetes de peixe espada com sal e pimenta. Enrole cada um de forma a fazer uns rolinhos. coloque-os num tabuleiro e cozinhe-os no forno durante 10 a 12 minutos (os últimos 12 minutos das batatas).
Coza as cenouras ao vapor. Prepare o pesto colocando todos os ingredientes no processador de alimentos ou picadora até formar uma pasta. Sirva tudo acompanhado com o molho. 

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

2 comentários:

  1. Que engraçado, descobri hoje o teu blog e curiosamente reparo que publicamos no mesmo dias pratos muito semelhantes :)
    Há coisas mesmo engraçadas!
    Gostei do teu cantinho e já te estou a seguir.

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana, também já estou a seguir as tuas petiscanas ;)
    Beijinho e bons cozinhados!
    Susana

    ResponderExcluir