quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Polvo assado com puré de batata doce e tomilho


Mais uma receita de polvo, mais uma forma diferente de confecionar este produto magnífico!
Esta conjugação de sabores do polvo com a batata doce, o aroma do tomilho e a doçura da couve coração, ficou muito boa. Além de ser um prato bonito, é muito saboroso. Pode ser um miminho gastronómico bom para o Dia dos Namorados que se aproxima. Porque não surpreender a nossa cara metade com um prato diferente e que, afinal, não é assim tão difícil de confecionar ;)

Ingredientes para 2 pessoas:
600 gr de polvo
400 gr de batata doce
1 raminho de tomilho
Meia couve coração
Azeite e Sal qb 
1 dente de alho
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:
Coza previamente o polvo, só em água sem sal, até estar tenro, mas sem que se desfaça. De seguida coloque-o num tabuleiro regado apenas com um fio de azeite. Leve ao forno cerca de 20 minutos a 200ºC.
Coza a batata doce em água com uma pitada de sal grosso e um raminho pequeno de tomilho para aromatizar. A batata doce coze rapidamente. Assim que estiver pronta, escorra, junte-lhe apenas as folhinhas de tomilho, sem o pé (a quantidade deve ser sensivelmente 1 colher de chá cheia, mas pode ser mais ou menos conforme o gosto de cada um) e triture tudo com a varinha mágica até obter a consistência de puré. Por fim junte uma colher de sopa de manteiga, misture tudo e reserve o puré no quente.
Corte a couve em juliana fina e saltei-a em azeite e alho. Emprate tudo a gosto e decore com um raminho de tomilho.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Um comentário: