segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Perna de peru recheada e legumes assados




Hoje trago-vos mais uma sugestão de um prato de forno, quente e reconfortante, além de muito saudável. A carne de peru é magra e tem muita proteína, ideal para todas as idades, em especial para jovens e desportistas. Esta perna de peru era bem grande, suficiente para 4 a 6 pessoas. Quanto maior for a perna, mais fácil se torna desossar a parte da coxa, que foi o que fiz para depois a rechear e enriquecer o prato.

Ingredientes:
Uma perna de peru (esta tinha mais de 2 kg)
Legumes a gosto para assar no forno

Recheio: as quantidades de ingredientes a usar no recheio variam conforme o tamanho da perna. Eu usei uma cebola roxa, 150 gr de cogumelos brancos, uma mão cheia de nozes, duas mãos bem cheias de folhas de espinafres frescos, sal, pimenta e azeite para saltear.

Legumes assados: usei meia abóbora manteiga (com casca), um alho francês, maçãs gala de Alcobaça, paus de canela, cominhos, raminhos de alecrim e tomilho, cravinho, azeite e sal para temperar.

Preparação:
Comece por desossar a parte da coxa da perna de peru, passando uma faca bem afiada em volta do osso até que este se despegue totalmente da carne e consigamos retirar esse osso grande. Na parte do couto optei por deixar o osso, dado que a perna de peru tem osso, muitos tendões e cartilagens nesta zona, tornando-se mais difícil desossar e deixar a carne intacta.
Numa frigideira anti aderente deite azeite, a cebola roxa picada e os cogumelos também picados para saltear tudo. Tempere com sal e pimenta. Junte as nozes grosseiramente partidas em pedaçso e as folhas de espinafres frescos no fim. Envolva tudo, reserve, deixando arrefecer um pouco.
Depois recheie a coxa do peru com este preparado e ate com fio de algodão próprio para culinária. Barre toda a perna por fora com temperos a gosto (alho, azeite, sal, ervas, paprika, etc). Pode fazer uma pasta com todos os ingredientes, esmagando-os num almofariz e depois barrar a peça de carne. Eu optei por barrar com molho chimichurri, que é um molho argentino muito bom para temperar grelhados, mas também ficou magnífico nesta peça de peru. O molho chimichurri é uma pasta feita à base de azeite, sal, pimenta, cebola, tomilho, louro, pimentão, alho, etc. Deixei a perna de peru já recheada a marinar nestes sabores, durante 3 horas, no frigorífico (tapada com película aderente). No momento de assar, retirei do frio, adicionei umas pedras de sal e um fio de azeite e levei ao forno a 190ºC por duas horas e 15 minutos. Terá que ter em consideração o tamanho da peça, se for mais pequena fica pronta mais rapidamente.
A meio do tempo virei a perna no tabuleiro e coloquei no forno outro tabuleiro com os legumes que foram lavados e temperados com umas pedras de sal, um fio de azeite e todas as especiarias e temperos indicados. Depois de pronto o assado, deixei a descansar 10 minutos, tapado com folha de alumínio. Retirei o fio de algodão, fatiei a parte da coxa recheada e servi com os legumes e maçãs.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!







5 comentários:

  1. Um prato maravilhoso! Esse tabuleiro de legumes e fruta assados, é uma delícia e as fotos estão lindas!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E estava realmente bom e muito aromático, com a canela, o cravinho... Obrigada :)
      Beijinho
      Susana

      Excluir
  2. Uma mistura de sabores mesmo fantástica!

    ResponderExcluir