quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Medalhões de vitela com molho de chocolate branco e gorgonzola


O ano passado pelo Dia dos Namorados fiz uns bifes com molho picante de chocolate com malagueta. Este ano decidi recriar esse molho e juntei-lhe queijo gorgonzola. Ficou ainda melhor! Uma maravilha mesmo!! Juntei ainda umas batatas em forma de coração e couve romanesco que, por si só, já é romântica de tão bonita que é. Aqui fica uma sugestão para cativarem pelo palato o vosso namorado ou namorada. O Cupido anda por aí!

Ingredientes:
Bifes ou medalhões de vitela bastante tenros (200 a 250 gr por pessoa de bife do lombo ou vazia)
60 gr de chocolate branco
75 gr de queijo gorgonzola
1 dl de vinho do Porto branco
1 colher de sopa manteiga
Pimenta e sal qb
Batatas e couve romanesco para acompanhar
Acompanhamento: batatas fritas em forma de coração e couve romanesco cozida ao vapor.

Preparação:
Tempere os bifes com sal e frite-os na frigideira em manteiga apenas 1 minuto de cada lado ou menos conforme a altura do bife, só mesmo para "selar" a carne. Deixe ficar mais tempo se gostar da carne mais bem passada. Depois de retirar os bifes, reserve-os no quente em folha de alumínio e deite o vinho na frigideira. Deixe o alcool evaporar e o molho reduzir por uns 2 minutos. Acrescente o chocolate ralado em lascas finas e o queijo esfarelado. Deixe o chocolate derreter e misture tudo com uma colher de pau até obter um molho espesso e homogéneo. O chocolate vai derreter e encorporar rapidamente no molho porque as raspas finas derretem facilmente.
No momento de empratar tempere os bifes com um pouco de pimenta moída na altura (mistura de pimentas) e sirva com o molho quente.
Para acompanhar fiz batatas fritas que cortei em forma de coração (ver foto). É simples, basta descascar as batatas, cortá-las em rodelas grossas e depois usar um cortador em forma de coração. Também cozi couve romanesco ao vapor, só temperada com sal. Coze ao vapor cerca de 5 minutos.
Sirva os bifes com o molho, esfarele um pouco mais de queijo por cima, junte os corações de batata e as flores de couve romanesco.

Comam bem e namorem muito!



Um comentário:

  1. fiquei a babar :p
    hummm
    tenho de experimentar :D
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir