sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Brunch do Dia dos Namorados - Ovos Benedict


Este ano o Dia dos Namorados coincide com o sábado de carnaval. Por isso tem duas hipóteses: ou se mascara e vai com o seu par desfilar entre os foliões ou lhe prepara um pequeno almoço tardio e espetacular, uma espécie de brunch romântico para começar o dia com muitos sabores deliciosos. Eu prefiro a segunda opção e acho que o pequeno almoço até podia vir até mim ainda ensonada e deitadinha na cama. Mas, como cá em casa quem cozinha sou eu... ou eu lhe levo o pequeno almoço à cama a ele ou nada feito ;) 
Para este pequeno almoço ou brunch proponho um clássico que é sempre uma delícia: Ovos Benedict, mas feitos com margarina light, uma versão mais leve que não perde nada em sabor. Espero que gostem.
 
Ingredientes para duas pessoas:
3 ovos
4 fatias de bacon
2 fatias de pão 
80 gr de manteiga (usei Becel sabor a manteiga, em substituição, e obtive um excelente resultado)
Sumo de limão qb
1 colher de chá de ervas finas
Sal e pimenta qb
Mostard de Dijon qb

Preparação:
Coloque 4 dedos de água num tacho a ferver. Deite 2 gemas de ovos numa taça de vidro, sumo de um quarto de limão, 1 colher de sopa de água e uma pitada de sal fino. Bata alguns minutos com a vara de arames. Quando as gemas começarem a ficar esbranquiçadas, coloque a taça sobre o tacho que está ao lume em banho maria e vá sempre batendo as gemas para que a mistura fique mais espessa. Entretanto tenha a manteiga ou margarina vegetal (usei Becel sabor a manteiga) já derretida. Vá deitando em fio nas gemas e batendo sempre com a vara de arames. Eu também gosto de juntar um pouco de mostarda de Dijon a este molho, só mesmo uma colherinha de café. Depois de estar tudo perfeitamente incorporado e conseguir uma consistência cremosa (5 a 10 minutos até o molho holandês ficar cremoso), retire a taça de cima do tacho e reserve este molho holandês.
Num tacho deite cerca de meio litro de água e duas colheres de sopa de vinagre. Quando a água começar a fazer as primeiras bolhas de fervura, mexa bem com uma colher para fazer um remoinho e deite no meio um ovo muito cuidadosamente. O vinagre faz com que a clara não se espalhe e fique mais compacta com a gema. É o método tradicional de escalfar ovos e, quanto a mim, o melhor (ver foto). O vinagre não vai passar sabor aos ovos, serve apenas para que fiquem mais direitos e para que a clara se mantenha mais unida em torno da gema. Cada ovo deve ser escalfado individualmente para que resulte. Deixe ficar cerca de 3 minutos na água em fervura baixa (ou até a clara estar cozinhada), depois retire e tempere com sal fino e pimenta moída na altura.
Numa frigideira toste as fatias de bacon na sua própria gordura e, de seguida, as fatias de pão. Coloque uma fatia de pão em cada prato com o bacon, o ovo escalfado e o molho holandês por cima. Polvilhe com um pouco de ervas finas.
O que juntei a este pequeno almoço foi sumo de laranja natural, café, bolachas e um bolo salgado de queijo, azeitonas e pistácios, cuja receita pode ser vista AQUI.

Bom apetite! Comam bem e namorem muito!





2 comentários:

  1. Se soubesses o quanto eu adoroooo isto!! :)
    Beijinhos

    (lá pelo blog temos um eBook de Receitas para todos os nossos amigos e seguidores! :) É só passarem por lá e fazerem o download rapidinho :)
    http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.co.uk/2015/02/ebook-de-receitas.html)

    ResponderExcluir
  2. Vânia, é caso para perguntar: quem não gosta destes ovos?!...
    Experimentei fazer com a becel para não ficar tão "colestrólico" e resultou em pleno. O sabor ficou fantástico e não adulterou a consistência cremosa do molho.
    Vou descarregar o ebook das receitas e partilhar no facebook. Beijinhos da Susana

    ResponderExcluir