quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

"Bolo Marreco" ou de batata doce, laranja e nozes


Fiz este bolo na segunda feira de Carnaval. Como ficou meio torto, chamei-lhe "Bolo Marreco". Ou "Cabeçudo de Carnaval", acho que lhe podem chamar o que quiserem, que ele não se ofende. Até porque já não existe, já foi todo comido...
O aspeto não ficou grandioso, mas o sabor e a textura resultaram na perfeição. Muito fofo e ligeiramente húmido por dentro... Daqueles bolos que comemos sem dar conta e, quando damos por conta, já não há mais ;)
Ingredientes:
250 gr de batata doce (pesada crua)
180 gr de açúcar mascavado
4 ovos
160 farinha para bolos
Raspa de duas laranjas e sumo de uma
1 colher de chá de fermento em pó
75 gr de nozes picadas grosseiramente

Preparação:
Cozam a batata doce em água a cobrir com uma pitada de sal. Depois de cozida, desfaçam-na com um garfo, enquanto está quente.
Batam bastante bem o açúcar com as gemas, a raspa e o sumo das laranjas. De seguida juntem a batata doce e misturem. Depois, aos poucos, incorporando delicadamente e sem bater muito, adicionem a farinha peneirada.
Batam as claras em castelo e juntem-lhes uma colher de chá de fermento. Cortem as nozes grosseiramente com uma faca, Envolvam-nas num pouco de farinha e envolvam isto nas claras em castelo. Por fim, juntem cuidadosamente as claras à massa, envolvendo apenas. A massa deve ficar muito leve e fofa, tipo mousse.
Coloquem a massa numa forma untada de margarina e polvilhada com farinha e levem a cozer durante 25 minutos em forno pré aquecido a 200º. No fim dos 25 minutos, desliguem o forno, abram a porta e deixem ficar mais 5 a 10 minutos no calor. Retirem do forno e desenformem depois de arrefecer um pouco. O bolo vai sempre baixar um pouco, é normal porque a massa é muito fofa e húmida.
Eu fiz o bolo numa forma de buraco, mas se o fizerem numa forma redonda devem fazer o teste do palito primeiro para verificar se o bolo está cozido. Se gostarem dele húmido no meio, os 25 minutos são suficientes.

Bom apetite!


2 comentários:

  1. É absolutaaaaamente extraordináááriiioooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que gostaste Rui, realmente estava meio torto mas fez um sucesso :)
    Beijinho!!

    ResponderExcluir