sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bolo fofo de claras e frutos vermelhos



Fiz este bolo para o Dia dos Namorados, que é hoje... mas o bolo já foi provado ontem :) Logo, ao jantar, come-se o que sobrou e já há outra sobremesa em preparação para aproveitar as gemas que sobraram deste bolo.
Vou jantar em casa com o meu namorado, o meu marido, no conforto quentinho da nossa sala e com umas paparocas feitas por mim. Resolvemos escapar à confusão do Carnaval e do São Valentim. Num fim de semana com tanto acontecimento não nos pareceu bem sair para visitar restaurantes, por isso hoje sou namorada e cozinheira, afinal nada de muito diferente do que acontece no resto do ano... A todos vocês que estão desse lado, desejo-vos um bom fim de semana, namorem muito e divirtam-se!

Ingredientes:

6 claras
Uma pequena pitada de sal fino
100g + 75g de açúcar fino
60g farinha com fermento (farinha para bolos)

Para  cobertura:
300 gr de morangos
130 gr de açúcar fino
1 pacote de natas de soja para bater
200 gr de groselhas 
Sumo de meia lima
2 colheres de sopa de água
Preparação:
A massa deste bolo é a dos "Cupidos", a sugestão que a talentosa Clara de Sousa deixou para o dia de hoje na sua página A Minha Cozinha, Clara de Sousa.

Bata as claras em castelo com o sal até formarem picos macios. Sempre com a máquina a bater, junte 100g de açúcar a pouco e pouco até obter um merengue bem firme. Misture a farinha com os restantes 75g de açúcar e peneire directamente para o merengue envolvendo delicadamente à mão. Coloque numa forma forrada com papel vegetal (forma coração ou tabuleiro retangular para depois cortar pequenos corações em doses individuais). Espalhe bem e alise a massa. Leve a forno pré aquecido a 180º durante 20 minutos.

Faça um coulis com os morangos, tendo em atenção deixar 5 de reserva para decorar. Estufe ligeiramente os morangos partidos em pedaços com 100 gr de açúcar, umas gotas de sumo de lima e a água. Reserve 5 morangos para decorar. Quando estiver numa consistência menos espessa que a da compota, está pronto. Mas pode deixar a gosto, mais ou menos apurado, mais ou menos espesso, conforme a sua preferência. Bata as natas de soja com o restante açúcar e envolva nelas o coulis, depois de arrefecido. Barre o bolo com este preparado e decore com os morangos e groselhas. Leve ao frio até servir.

Bom apetite e Feliz Dia dos Namorados!



Nenhum comentário:

Postar um comentário