segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bolachas de chocolate e maçã de Alcobaça



Fiz estas bolachas a pensar numa receita adequada para fazer (e comer) com as crianças, bem como a pensar na necessidade do aumento do consumo de maçã e fruta em geral, tão importante numa alimentação equilibrada. E porque aquilo que é saudável não tem que ser desprovido de sabor, porque não juntar um alimento tão bom para a saúde como a maçã aos nossos pratos, doces ou salgados? Incluí nesta receita a maçã royal gala de Alcobaça, uma maçã certificada, um produto nacional de excelência.
Estas bolachas podem ser feitas com chocolate ou com cacau magro, se as quiserem tornar mais light. Ficam macias por dentro, muito leves e deliciosas.

Ingredientes para cerca de 2 dúzias de bolachas:
100 gr de açúcar
90 gr manteiga
50 gr chocolate em pó ou cacau magro
200 gr de farinha maizena
1 ovo
100 gr maçã royal gala ralada
30 gr de chocolate negro (60 a 70% cacau) picado grosseiramente

Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar e o chocolate em pó. Juntar o ovo. Adicionar a farinha e envolver até ficar bem misturado. Por fim juntar a maçã ralada crua. Misturar tudo e formar pequenas bolas (uma colher de sobremesa cheia de massa). Passar ligeiramente cada bola de massa nas rapas de chocolate e dispo-las bem separadas umas das outras num tabuleiro forrado com papel vegetal não untado.
Levar ao forno durante 15 m a 180ºC. Como a massa é bastante mole, vai abater e as bolinhas vão transformar-se em bolachas grande e macias.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário