sábado, 21 de fevereiro de 2015

Bolachas de aveia e amêndoa

ATENÇÃO: ESTAS BOLACHAS SÃO VICIANTES ;)
Mas como são saudáveis, acho que podemos comer umas quantas...A primeira vez que as fiz, respeitei integralmente a receita das Rendas de Aveia d' "A minha cozinha" - Clara de Sousa. O meu marido ofereceu-me o livro recentemente e a Clara é uma inspiração para mim, pela sua generosidade a cozinhar e imensa simpatia.
Da segunda vez que fiz as bolachas, substitui a farinha branca por farinha integral e juntei amêndoas. Ambas as versões ficaram muito boas, estaladiças e delicadas. Partilho as receitas convosco e convido-vos a experimentarem, pois são simples de fazer e o resultado é fantástico. Tenham um bom fim de semana.

Ingredientes:
180 gr manteiga sem sal amolecida
135 gr de açúcar
6 colheres de sopa de farinha T65 sem fermento (ou igual quantidade de farinha integral)
240 gr de flocos finos de aveia
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá rasa de sal fino (muito importante para o sabor das bolachas!)
60 gr de amêndoas laminadas ou palitadas (facultativo)

Preparação:
Bata a manteiga, o açúcar e a farinha até obter uma mistura macia. Depois envolva os flocos de aveia e as amêndoas, se for o caso de as utilizar. Deite colheradas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal não untado. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante 10 a 15 minutos. Convém verificar o estado das bolachas ao fim de 10 minutos porque a massa é muito delicada e podem queimar.
Não se esqueçam de que as bolachas endurecem sempre depois de sair do forno, pelo que as devemos retirar no tempo certo para não ficarem secas e rijas ou até queimadas.
Usem uma espátula fina para retirar com muito cuidado as bolachas do tabuleiro e deixem-nas arrefecer numa superfície lisa para que não se desmanchem enquanto estão quentes.

Bom apetite! C


Nenhum comentário:

Postar um comentário