quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tranches de pescada com puré de couve flor e cenouras baby


Peixe e muitos legumes em várias texturas e confecionados de diferentes formas. É isso que este prato nos oferece. Uma refeição prática e saudável, uma boa opção para os almoços ou jantares dos dias de trabalho durante a semana.

Ingredientes para 4 pessoas:
8 tranches de pescada sem peles nem espinhas
600 gr de couve flor
1 batata pequena
1 cebola média
Um quarto de alho francês
8 folhas exteriores inteiras do alho francês
200 gr de cenouras baby
Sal, flor de sal e pimenta qb
Noz moscada qb
1 dl de azeite
2 colheres de sopa de manteiga magra
3 a 4 colheres de sopa de leite magro
1 colher de sobremesa de mel + um pouco de manteiga para caramelizar as cenouras
2 colheres de sopa de sementes de papoila

Preparação:
Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola cortada em gomos, a batata em quartos, cerca de um quarto de alho francês (parte branca) cortado em rodelas largas e a couve flor em pedaços todos do mesmo tamanho. Tempere com sal e deixe os legumes estufarem em lume brando com o tacho tapado. Vá controlando, se estiverem a querer pegar, junte umas colheres de sopa de leite ou até uns borrifos de água para que não pegue, mas de forma a que não fique caldoso.
Ponha um tacho com água e sal ao lume. Quando estiver a ferver, escalde aqui as folhas exteriores do alho francês durante 1 minuto (retire previamente a parte verde mais escura). Tempere as tranches de pescada com sal e pimenta. Enrole cada tranche numa folha de alho francês. Coloque num tabuleiro, regue com um fio de azeite e leve ao forno por 15 a 20 minutos a 200ºC.
Lave as cenouras baby (não é necessário descascar) e escalde-as na mesma água onde escaldou o alho francês. Devem ser bringidas por 3 minutos. Depois são caramelizadas num pouco de manteiga e um fio de mel, numa frigideira anti aderente. Termine com um pouco de flor de sal para contrastar com o doce das cenouras.
Quando a couve flor e os outros legumes estiverem estufados, triture tudo com a varinha mágica, junte a manteiga, uma pitada de noz moscada ralada na altura e volte com o puré ao lume por 2 minutos para envolver e obter uma consistência sedosa.
Emprate tudo e regue com um fio de azeite. Espalhe algumas sementes de papoila por cima do puré para dar textura.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


2 comentários: