terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tofu salteado com legumes


Para quem conhece e está habituado a comer tofu, não serão necessárias grandes explicações. Para aqueles para quem este queijo de soja é novidade, passo a dar algumas dicas. Se quiserem, pesquisem mais num destes sites:

O tofu é feito de um leite produzido a partir dos feijões de soja moídos. É facilmente digerido pelo nosso organismo, pelo que os nutrientes são muito bem absorvidos. Tem muita proteína, cálcio, magnésio e outros sais minerias importantes para a saúde, bem como ácidos gordos insaturados, ótimos para ajudar a reduzir os níveis de colestrol.
Pode ser consumido ao natural, mas como não tem sabor próprio, não se torna agradável ao paladar. O melhor será confecioná-lo das várias formas possíveis (salteado, panado, grelhado, assado) e temperá-lo com os nossos sabores preferidos, pois o tofu vai absorver os sabores que lhe juntarmos. 
Hoje trago-vos uma sugestão muito prática, que fiz para um almoço durante a semana e que ficou excelente em sabor. Eu sou uma moça que gosto de tudo e gosto de comer bem, não aprecio comida sem sabor e sem graça. Por isso, garanto-vos que este prato ficou delicioso e que foi suficiente para me dar energia para o resto da tarde de trabalho.

Ingredientes para 2 pessoas:
Um pedaço de tofu biológico com 400 gr
Meia couve roxa
1 alho francês
200 gr de milho doce cozido (usei uma lata)
2 cenouras
2 colheres de sopa de óleo de sésamo
Sal e pimenta qb
1 colher de sobremesa de manjericão seco

Preparação:
Comece por cortar a couve roxa em juliana bem fina, a cenoura em cubos ou tiras finas e o alho francês em rodelas também finas.
Deite o óleo de sésamo numa frigideira anti aderente. Quando estiver quente deite, primeiro que tudo, a couve roxa. Tempere com sal. Deixe saltear por 2 a 3 minutos e junte a cenoura. Uns 2 minutos depois é a vez do alho francês e o tofu cortado em cubos. Volte a temperar de sal e um pouco de pimenta. Deixe cozinhar até os legumes estarem salteados a seu gosto, mantendo alguma textura, e o tofu ligeiramente tostado. Quase no fim do cozinhado junte o milho cozido, retifique de sal e tempere com o manjericão seco.
DICA: para o tofu não ficar roxo, como o meu ficou por causa da couve, saltei este ingrediente numa frigideira à parte só com um pouco de gordura, sal e manjericão.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

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