sábado, 7 de fevereiro de 2015

Lombo de porco fatiado à inglesa com couscous de cogumelos


Esta é mais uma sugestão rápida e prática, mas que consegue um boa variedade de sabores e equilíbrio no prato. No dia em que fiz esta refeição apetecia-me couscous. Fui ao frigorífico e vi que tinha cogumelos e alguns espinafres, dois dos meus ingredientes preferidos e que aparecem por aqui quase todas as semanas. Juntei tudo aos couscous, grelhei uma carne e o jantar ficou pronto em 25 minutos :)

Ingredientes para 4 pessoas:
800 gr de lombo de porco fatiado finamente (à inglesa)
2 chávenas de chá cheias de couscous (costumo usar da marca Seara)
400 gr de cogumelos brancos
Meio molho de espinafres (ou um pacote) 
150 gr de bacon cortado em cubos
2 dentes de alho
0,5 dl de azeite
Um molhinho de coentros
Sal e pimenta qb
Sumo de limão qb

Preparação:
Comece por partir os cogumelos em quartos e salteá-los em azeite e alhos laminados juntamente com o bacon em cubinhos. Salteie por 3 minutos e depois tape o tacho ou frigideira para que os cogumelos larguem algum suco. Nos dois minutos finais junte as folhas de espinafres previamente lavadas. Tempere tudo de sal. Quando os cogumelos e os espinafres estiverem cozinhados junte-lhes todo o couscous que vai amolecer com o suco dos cogumelos. Misture bem e deixe descansar com o tacho tapado enquanto grelha a carne. Na minha opinião este suco é suficiente para cozinhar os couscous, pois gosto deles soltos e não muito empapados, mas pode juntar mais alguma água ou caldo de carne.
Aqueça o grelhador. Tempere as fatias de lombo com sal e pimenta e grelhe-as até ficarem tostadinhas de ambos os lados. Depois de grelhadas tempere-as com umas gotas de limão. Sirva o lombo com os couscous de cogumelos e polvilhe tudo com folhas de coentros para dar frescura ao prato.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário