terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Esparguete à bolonhesa com abóbora caramelizada


Esparguete à Bolonhesa é dos pratos mais fáceis e práticos que conseguimos fazer em cerca de meia hora. Cozer a massa, fazer um bom molho com carne picada e tomate, juntar algumas ervas aromáticas e queijo ralado e está pronto. O que fiz desta vez não foi muito diferente, apenas juntei alguma abóbora que tinha no frigorífico. Ficou mais saudável e muito saboroso. Em relação à carne, utilizei vitela de criação biológica, mas este molho de carne pode ser feito com qualquer tipo de carne ao vosso gosto.

Ingredientes para 4 pessoas:
300 gr de esparquete
800 gr de carne de bovino picada (ou outras a gosto)
2 cebolas
6 tomates bem maduros ou uma lata grande de tomate pelado
1 dl de azeite
3 dentes de alho
500 gr de abóbora
Sal e pimenta qb
Lascas de queijo da ilha
Manjericão e oregãos qb
Salsa fresca qb

Preparação:
Coza o esparguete em água e sal até ficar "al dente" ou conforme o seu gosto (7 a 9 minutos em água fervente). Depois de cozida a massa, escorra-a, deite um pequeno fio de azeite, misture e reserve no quente.
Num tacho deite um generoso fio de azeite, a cebola e alhos, tudo picado. Deixe refogar ligeiramente sem que a cebola ganhe cor. Junte a carne picada. Tempere de sal e pimenta. Misture e deixe cozinhar por 3 minutos. Junte o tomate desfeito em pedaços, um pouco mais de sal e oregãos e manjericão secos a gosto (1 colher de chá de cada, sensivelmente). Deixe este preparado estufar até a carne estar bem cozinhada. Entretanto corte a abóbora em cubos com cerca de 2 cm. Deite um fio de azeite numa frigideira anti aderente e, quando o azeite estiver quente, deite a abóbora na frigideira. Tempere de sal e deixe a abóbora saltear. Vá virando para ficar caramelizada de todos os lados. Este procedimento deve demorar cerca de 5 minutos, não mais para que a abóbora não se desfaça.
Para empratar disponha o esparguete num prato, deite o molho de carne por cima e os cubos de abóbora. Junte ainda umas lascas de queijo da ilha e umas folhas de salsa fresca. Pessoalmente também gosto de terminar com mais um pouco de pimenta moída no momento.
NOTA: se servir o prato a crianças que sejam mais difíceis com os legumes, rale a abóbora crua num ralador e junte-a ao molho de carne.
Em relação ao queijo, se não tiver um untensílio próprio, corte as lascas com o descascador de batatas.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!







3 comentários:

  1. Gostei bastante do toque da abóbora, dá um efeito visual fantástico à refeição!
    Além de que deve ficar deliciosa.

    ResponderExcluir
  2. Estava bom e foi um prato super rápido de fazer :)
    Beijinhos da Susana

    ResponderExcluir