domingo, 4 de janeiro de 2015

Cataplana de tubarão e berbigões



No primeiro fim de semana do ano fui até Peniche ver o mar, apanhar solinho e respirar os bons ares daquela terra que tanto adoro. Fui com o meu marido e com o cãozinho, que passeou na praia e refilou aos outros cães, como é costume... Quanto mais pequenos, mais refilões são os cães e o meu Juca quer os donos só para ele, a praia só para ele... ehehe. É um querido connosco, mas um bocado anti social, muito ao contrário do que nós somos enquanto casal, mas é assim... apesar da refilice, é adorável! É o cãozinho mais lindo e querido do mundo :)
De quase todas as vezes que vou a Peniche aproveito para comprar peixe e marisco numa loja extraordinária que fica a caminho do Cabo Carvoeiro, a Profresco. Tem de tudo, peixe fresco e congelado de grande qualidade, marisco já preparado (para comer lá ou trazer para casa) e marisco vivo que podemos trazer para fazer à nossa maneira. Os funcionários são simpáticos e ainda dão dicas sobre a forma de arranjar ou confecionar os produtos. Basicamente, para mim esta loja é uma perdição...
Não querendo começar o ano a gastar muito, trouxe umas postas de tubarão fresco e marisco económico: uns berbigões, que eram bem bons e saborosos. O peixe, neste caso, era tubarão lusitano. As postas e a pele assemelham-se um pouco ao safio, a textura é do género da do tamboril. Este peixe é bom grelhado e feito de caldeirada ou formas idênticas. O tubarão é um peixe muito branco e de carne bastante firme. Normalmente vende-se já arranjado (sem pele, previamente esfolado), por isso é muito prático de utilizar. As postas apresentam apenas a cartilagem ou espinha do meio. Eu confecionei estas numa cataplana muito simples, que ficou bastante saborosa.

Ingredientes para 2 pessoas:
4 postas de tubarão lusitano
Meio quilo de berbigões
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande
4 dentes de alho 
1 folha de louro
1 malagueta vermelha
5 tomates de cacho maduros
1 molho de salsa e coentros + coentros picados para polvilhar no fim
Sal qb

Preparação:
Deite o azeite na cataplana e junte as cebolas cortadas em rodelas finas. Depois de feita esta cama de cebola, junte as postas do peixe. Tempere com sal, a malagueta fatiada, alhos esmagados e picados, louro e um ramo de salsa e coentros. Adicione os tomates partidos em pedaços pequenos, tempere com um pouco mais de sal, feche a cataplana e leve a lume alto por 15 a 20 minutos, não mais para o peixe não ficar seco. No fim deste tempo junte os berbigões, depois de lavados. Deixe cozinhar por mais 5 minutos (até os berbigões abrirem) e desligue o lume. Retire o ramo de cheiros e polvilhe tudo com coentros frescos picados. Sirva com batata frita ou cozida com pele. Também pode cozinhar as batatas em rodelas na cataplana, mas aqui em casa somos muito gulosos e eu faço sempre batata frita à parte, frita na Actifry.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário