segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Canapés de atum e ovas de salmão


Nos últimos dias houve por aqui algumas comemorações, festas de despedida do pessoal que está por outras bandas do mundo, enfim... pretextos para uns jantares e lanches em família. E estas coisas querem sempre uma boa comida e entradinhas apetitosas e variadas. Se forem boas, práticas e o mais light possível, como é o caso da sugestão que vos trago hoje, melhor ainda!
Podem fazer estes canapés com ou sem as ovas de salmão ou com outras ovas, tipo caviar, se preferirem e conforme o que estejam dispostos a gastar. Eu comprei as ovas de salmão num supermercado comum e não foram muito caras. Um frasco relativamente pequeno serviu perfeitamente para dar um apontamento de sabor e cor a estes canapés que foram muito apreciados.

Ingredientes:
Pão (usei integral)
Atum de conserva 
Iogurte magro natural
Pickles
Vinagre balsâmico
Pimenta qb
Ovas de salmão
Salsa fresca qb

Preparação:
Para a base dos canapés, utilizei fatias finas de pão integral e cortei-as em rodelas (ver foto - se não tiverem cortador, podem cortar em quadrados com uma faca).
Para o paté utilizei três latas de atum bem escorrido, 1 iogurte magro natural, 1 colher de café de vinagre balsâmico, 1 colher de sobremesa de pickles e uma pequena pitada de pimenta. Coloquei tudo na picadora e triturei até obter uma pasta cremosa. Isto rendeu uma boa quantidade, se quiserem fazer menos, usem apenas 1 ou 2 latas de atum e menos iogurte (comam o resto ao lanche ;)).
Barrei cada rodela de pão com um pouco de paté e coloquei uma colher de café de ovas de salmão em cada canapé. Terminei com uma folhinha de salsa para dar mais sabor e decorar. As ovas de salmão têm um intenso sabor a mar, desfazem-se na boca numa explosão de sabor e frescura. Gosto muito!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




Nenhum comentário:

Postar um comentário