sábado, 24 de janeiro de 2015

Bolo salgado de queijo de cabra, azeitonas e pistácios





Esta receita é inspirada num prato da Rachel Khoo que vi ela fazer no programa do canal 24 Kitchen. Gosto das receitas dela e do seu estilo francês rústico, acessível a todos e muito acolhedor. O bolo salgado da Rachel tinha ameixas secas a contrastar com o salgado do queijo. Eu resolvi fazer uma versão assumidamente salgada e substitui as ameixas por azeitonas e tomate seco. Ficou uma maravilha. Comida de conforto boa para uma entrada ou para tornar os lanches deliciosos e diferentes.

Ingredientes:
4 ovos
250 gr de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 queijo de cabra tipo chévre
1 dl de leite magro
1,5 dl de azeite de boa qualidade com pouca acidez
50 gr de iogurte natural magro (sem ser açucarado)
1 chávena de café bem cheia de pistácios e 1 chávena de chá com mistura de tomate seco e azeitonas
Sal e pimenta qb
1 colher de chá de manjericão
1 colher de sopa de sementes de girassol
Papel vegetal e manteiga para untar

Preparação:
Bata os 4 ovos inteiros até estarem com uma consistência fofa, ligeiramente espumosa, tipo mousse. De seguida adicione o azeite, continuando a bater. Depois adicione o leite, o iogurte, tempere de sal e pimenta. Volte a bater um pouco. De seguida adicione a farinha misturada com o fermento, passando tudo pela peneira. Vá envolvendo com uma colher de pau e reserve um pouco de farinha para envolver as azeitonas e frutos secos.
Retire os caroços às azeitonas, esmagando-as. Pique os pistácios grosseiramente com uma faca. Corte os tomates secos em pedaços, bem como o queijo. Envolva isto tudo na farinha restante, junte o manjericão seco e deite na massa. Envolva.
Coloque a massa numa forma tipo bolo inglês forrada com papel vegetal untado de manteiga. Polvilhe com as sementes de girassol. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante 35 a 45 minutos ou até o bolo estar cozido, o que consegue avaliar fazendo o "teste do palito".
O bolo pode ser feito na forma grande ou em formas de queques.

Bom apetite! Bom fim de semana!






Nenhum comentário:

Postar um comentário