sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Bolo de tâmaras, arandos e amêndoa com aroma de laranja



Este fim de semana vai haver jantarada cá em casa. Pois é... ainda agora terminámos o período festivo e já estamos em festa outra vez :) É bom, é sinal de que temos sempre amigos à nossa volta e vontade de nos sentarmos à mesa a tagarelar e a partilhar. Partilhar momentos, comida, conversas, ideias e risadas... É muito bom e deixa-me feliz.
Como seremos um grupo grandinho, vou adiantar algumas coisas já hoje. Fiz bolo de frutos secos e amanhã faço farófias, pois é um doce que só gosto feito no próprio dia em que vão ser comidas. São muito sensíveis e gosto que estejam super frescas, com o creme bem sedoso e brilhante. Hoje comecei por deitar as mãos à massa do bolo e voltar a fazer uso da minha nova batedeira Kenwood, que tem apenas 15 dias, mas já bateu várias massas com muito sucesso :)

Ingredientes:
200 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar
260 gr de farinha fina Branca de Neve
Uma colher de sobremesa de fermento em pó
4 ovos 
1 dl de leite
200 gr de frutos cristalizados (mistura de tâmaras, casca de laranja, arandos secos e cerejas cristalizadas) + 60 gr de amêndoa palitada
Raspa de duas laranjas
Sumo de uma laranja 
0,5 dl de vinho do Porto

Preparação:
Corte as frutas (exceto amêndoa) em pedaços e deixe a macerar no sumo de laranja e vinho do Porto. Ligue o forno nos 180 graus e unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Comece a bater a manteiga com o açúcar. Depois vá adicionando os ovos um a um e batendo entre cada adição. Junte a raspa das laranjas. Escorra as frutas e junte também o vinho do Porto e o sumo de laranja. Continue a bater. Junte metade da farinha peneirada. Adicione o leite morno batendo continuamente. Misture de novo e depois vá adicionando a restante farinha já com o fermento. Bata bem e, por fim, seque as frutas que estiveram a macerar, envolva-as, juntamente com as amêndoas palitadas, num pouco de farinha e junte à massa, envolvendo bem. Deite numa forma redonda ou de bolo inglês, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno pré aquecido durante 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito para ver se a massa está cozida e, assim que o bolo estiver pronto, retire do forno. Sirva decorado a gosto, por exemplo com raspas de laranja e açúcar em pó ou com arandos, que foi o que fiz.

Bom apetite e bom fim de semana!


3 comentários:

  1. Esse bolo ficou bem rico e tão apetitoso!

    ResponderExcluir
  2. Eu também o fiz e penso que esta bom... fi-lo esta manhã... de aspeto ficou bonito... é para levar hoje para um jantar com amigos...

    ResponderExcluir
  3. Espero que os amigos gostem :) Fico a aguardar saber o resultado! Bom jantar e bom fim de semana!

    ResponderExcluir