sábado, 17 de janeiro de 2015

Bolo de café e rum


Esta receita é do livro "Paixão pelo Café", que me foi oferecido há uns anos e que tem muitas receitas para acordar... ou não, pois a mim o café não me tira o sono! Sendo que a verdade é que nada me tira o sono, por isso, venha o café! E venha uma fatia de bolo para acompanhar! Bom fim de semana!

Ingredientes:
90 gr de manteiga
200 gr de açúcar branco
100 gr de açúcar amarelo
240 gr de farinha
2 ovos
1 chávena de café expresso (cerca de 3 colheres de sopa)
1 colher de sopa de rum 
1 colher de café de aroma de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
330 ml de iogurte natural sem açúcar
1 chávena cheia de miolo de noz em pedaços
Um apitada de sal fino

Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar branco. Misture a velocidade baixa durante 5 minutos. Depois encorpore os ovos e bata bem entre cada ovo. Misture o café, o rum e a baunilha numa chávena e junte esta mistura à massa, continuando a bater por mais um minuto. Numa tigela junte a farinha, o fermento e o sal. Deite metade da mistura de ingredientes secos na massa e continue a bater. Depois junte metade do iogurte, continuando sempre a bater. Adicione a restante farinha e, depois, o resto do iogurte. Neste momento bata apenas o tempo suficiente para todos os elementos ficarem bem incorporados. Ligue o forno nos 180ºC.
Numa taça à parte misture as nozes em pedaços com o açúcar amarelo e a canela. Deite metade da massa numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha. Junte as nozes envolvidas no açúcar. Deite a restante massa por cima. Coza durante 40 a 45 minutos no forno pré aquecido a 180ºC. Depois d epronto, deixe arrefecer ligeiramente e desenforme. Sirva polvilhado com raspas de chocolate branco e negro.

NOTAS: 
- A receita original indica 250 gr de açúcar branco, como achei excessivo, "roubei" 50 gr e acho que ficou muito bom e bastante doce.
- A receita indica 45 a 50 minutos de cozedura, o que achei excessivo. O bolo ficou saboroso, mas com consistência do género "enqueijado", quanto a mim um "enqueijado rijo". Se ficar apenas 40 minutos no forno deve ficar tipo queijada, mas macia e molinha, acho que vai melhorar bastante a consistência. No entanto, quem provou adorou (eu fui a mais critica), os meus convidados (éramos apenas 4 pessoas à mesa) comeram o bolo todo em poucos minutos...
É um bolo muito bom para comer... com café!



3 comentários:

  1. É fabuloso... Daqueles que não se conssegue parar de comer!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este bolo está uma delicia só de o ver .... imagino provando-o! :)
    Embora não me possa caracterizar como apreciadora de café, verdade que um bom café me sabe bem .... e sobremesas com café, bem aí nem sei o que dizer .... como gosto :)
    Esta fatia tão cedo não vou esquecer. A receita vou guardar na lista que cresce para a fazer!
    Grata pela partilha que tanto inspira!
    Beijinhos

    ResponderExcluir