quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Bolo de Bolacha


Esta é uma das receitas de família e era o bolo preferido do meu avô. A minha mãe conta que era um bolo sempre presente nas festas de aniversário. Eu adoro esta versão tradicional do bolo, com creme de manteiga, e não alinho muito em variações. A única alteração que lhe fiz de há uns anos a esta parte foi substituir a manteiga por Becel sabor a manteiga. O resultado é muito mais leve e menos gorduroso e a Becel é mais macia, por isso mais fácil de bater do que a manteiga.
Os meus truques para o bolo ficar delicioso são usar sempre bolacha Maria torrada, não adoçar o café que embebe a bolacha e pôr muita amêndoa torrada no fim. Fica maravilhoso...

Ingredientes para um bolo grande:
3 pacotes de bolacha Maria torrada (uso sempre torrada, fica muito melhor)
400 gr de Becel sabor a manteiga
400 gr de açúcar Sidul, do fino para bolos (é o melhor para cremes por ser mais fino e desfazer-se melhor juntamente com os outros ingredientes)
2 chávenas de chá de café forte + meia chávena de leite magro
250 gr de amêndoa palitada ou laminada

Preparação:
Bata a Becel com o açúcar e junte um acolher de chá de café solúvel. Misture muito bem até não se sentir os grãos de açúcar. Tenha o café misturado com o leite apenas ligeiramente mornos, este líquido não deve estar demasiado quente. Eu não gosto de açucarar esta mistura de café com leite para que o sabor do café sobressaia mas, se preferir, pode adicionar açúcar.
Coloque o líquido num prato de sopa e vá embebendo as bolachas sem que se desmanchem e colocando-as no prato onde vai servir o bolo. Vá barrando cada camada de bolacha com creme, ou seja, coloque uma camada de bolacha sempre intercalada de uma camada de creme até terminar ambos. Termine com creme. Barre o bolo todo à volta e polvilhe com amêndoa em palitos previamente torrada no forno. Para torrar a amêndoa, deixe-a bem espalhada num tabuleiro de forno a 180ºC durante cerca de 10 minutos, mas controle antes para não deixar queimar.
Pessoalmente gosot de levar o bolo ao frio para ganhar alguma consistência, mas pode servir à temperatura ambiente. É muito bom par acompanhado de café.

Dicas: pode aromatizar o creme de manteiga com um pouquinho de aroma de baunilha (meia colher de café) ou mesmo com um pouco de café. Eu gosto de adicionar uma colher de chá de café solúvel em pó. Para fazer os bolos individuais, vá empilhando as bolachas umas em cima das outras, intercalando com creme, mas sem formar um círculo grande.





2 comentários:

  1. O meu filho adora bolo de bolacha, que excelente sugestão para o fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. É, de facto, um bolo excelente. E eu sou insuspeito porque está longe de ser um dos meus doces favoritos!...

    ResponderExcluir