quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Trouxas de queijo de cabra e doce de figo # PROJETO NATAL 2014


Gosto muito de entradas e petiscos e sou mesmo capaz de me "perder" nessa primeira parte da refeição e já não ter barriga que chegue para o resto... ok, confesso que depois, com esforço, sempre se arranjar espaço para mais :)
Estas trouxas ou embrulhos de queijo de cabra e figo, que fiz a pensar no PROJETO NATAL 2014 dos blogs Coisas e Coisinhas e A Cozinha da Ovelha Negra, são deliciosas para uma entrada natalícia. Gosto de fazer este tipo de embrulhinhos em massa brick ou philo e rechear com vários sabores. Com a mesma ideia podemos fazer várias entradas diferentes para várias ocasiões. É prático e saboroso, além de ser muito bonito na mesa.
As trouxas também podem ser feitas com massa philo, mas desta vez usei massa brick, que é mais fácil de trabalhar, não se parte nem rasga tanto e não seca tão facilmente em contacto com o ar. Também podem utilizar outro tipo de recheios e combinações: patés vários, farinheira desfeita e salteada na frigideira com maçã, alheira desfeita e salteada na frigideira com espinafres, outras combinações de queijos, compotas e frutos secos, como doce de abóbora com nozes, tâmaras e queijo da Serra. Com estas massas podem fazer trouxas, crepes, tacinhas, dobrar em forma de chamuça ou outras. Basicamente, façam tudo o que a imaginação e os ingredientes que têm disponíveis permitirem.
Outra nota: se acharem que o recheio é muito húmido e pode afetar a base da trouxa, ou seja, fazê-la romper com o líquido, usem duas folhas de massa. Quando retirarem do forno, façam-no sempre com cuidado e com uma espátula larga para a trouxa não se desmanchar e aterrar suave e diretamente no prato onde vai ser servida.

Ingredientes para 8 trouxas:
8 folhas de massa brick
1 queijo de cabra (usei do chévre Palhais)
8 colheres de sopa de doce de figo com pedaços
Manteiga clarificada qb (azeite ou margarina líquida para cozinhar em substituição)
Folha de alumínio e folha de papel vegetal

Preparação:
Abra cada folha de massa brick em cima da bancada ou de uma tábua, pincele ligeiramente com uma gordura para que a massa fique estaladiça. Coloque uma fatia de queijo com cerca de 1 cm de espessura e uma colherada de doce em cada folha de massa. Feche a massa como mostra a foto, fazendo uma trouxa e "atando" com folha de alumínio para que mantenha a forma.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e coloque as trouxas em cima. Leve ao forno a 180ºC por 10 minutos. Quando a massa estiver dourada, o que acontece muito rapidamente pela delicadeza da massa, retire do forno e retire o papel de alumínio de cada trouxa. O formato vai manter-se e os embrulhinhos ficam lindos e perfeitos!

Doce de figo: o doce que usei é caseiro e foi feito por mim no início do outono com figos frescos (500 gr de açúcar para cada quilo de figos cortados em quartos). Esta mistura também fica boa com figos frescos, sem ser em compota, ou com outro tipo de doce.

Bom apetite e Boas Festas!




6 comentários:

  1. Também eu adoro este tipo de petisco, tão bom!

    ResponderExcluir
  2. Adoro estes tipo de trouxinhas, para mim são sempre entradinhas mais que perfeitas :)
    E as tuas ficaram maravilhosas Susana, muito obrigada mais uma vez por esta tua deliciosa sugestão :D
    Beijinhos *

    ResponderExcluir
  3. Obrigada eu, Vânia, pela generosa partilha. Afinal o Natal é isso mesmo :)
    Beijinhos e boas festas da Susana

    ResponderExcluir