sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Costeletas de porco com batata doce e chutney de Maçã Reineta de Alcobaça


Quando era mais nova... quando era nova... quando era jovenzinha, pronto! Nessa altura não gostava muito de maçã reineta, mas a minha mãe sempre adorou e lá me tentava dar as maçãs muito a custo... Entretanto fui começando a sofrer do "mal" (bem?!?) de gostar de tudo e também comecei a gostar das maçãs reineta. Mas, claro está, têm que ser de boa qualidade, rijinhas qb, não estarem "farinhentas" e ter o equilibrio necessário entre o doce e o ácido. As maçãs reinetas da Maçã de Alcobaça (consulte o site AQUI) são assim. Aguentam vários dias na cozinha em perfeitas condições, tem excelente paladar e textura consistente. Produto português de qualidade, como eu adoro!
Há uns dias comprei umas quantas e resolvi fazer um chutney muito aromático, receita que já aqui partilhei (VER AQUI). O chutney é como uma compota, aguenta-se semanas em frascos herméticos esterelizados. Entretanto utilizei-o como acompanhamento de um prato, num dia bem frio, em que a refeição bem quentinha soube deliciosamente... Simples e perfeito!

Ingredientes para 2 pessoas:
4 costeletas de porco (lombo ou cachaço)
Sal qb
Alecrim qb
2 dentes de alho
2 batatas doce de tamanho médio (300 a 400 gr no total)
Chutney a gosto para acompanhar (usei 2 colheres de sopa bem cheias por prato)

Preparação:
Tempere as costeletas com sal grosso e um pouco de alecrim. 
Lave as batatas, mas não lhes retire a casca. Coloque-as numa panela com água e uma pitada de sal para que fiquem bringidas (ligeira cozedura por cerca de 5 minutos depois da água ferver).
Aqueça o grelhador. Grelhe as costeletas e as batatas depois de bringidas. Coloque também os alhos com a casca no grelhador para assarem.
Depois de prontas as costeletas, esmague os dentes de alho e esfregue-os na carne. Depois de assados, os alhos ficam com um sabor muito mais adocicado e delicado do que quando crus. Libertam um aroma agradável e são um tempero fantástico.
Sirva as costeletas com as batatas doce e o chutney de maçã reineta.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!









Nenhum comentário:

Postar um comentário