segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Choquinhos com alho e coentros



Entre o Natal e o Ano Novo vou fazer umas refeições mais leves, com vegetais e produtos do mar  para compensar os exageros pecaminosos (mas deliciosos!!) dos últimos dias...  Gosto muito dos tradicionais choquinhos à algarvia e aprecio receitas com moluscos em geral. Nem sempre é fácil encontrar choquinhos frescos dos pequenos que sejam tenros e saboros. Algumas marcas vendem os congelados de boa qualidade. Estes que usei eram, de facto, congelados, mas muito tenros e saborosos, cozinharam num instante.
No meio de tantas receitas natalícias e festivas, sabe bem uma comidinha mais simples para iniciar a semana :)

Ingredientes para 2 pessoas:
600 gr de choquinhos 
3 dentes de alho
Meio ramo de coentros
0,5 dl de azeite
0,5 dl de vinho branco
Arroz para acompanhar ou outra guarnição a gosto

Preparação:
Descongele os chocos no frigorífico e seque-os bem para não levarem humidade para dentro da frigideira. Na frigideira coloque o azeite. Quando este estiver quente, adicione os chocos e os alhos laminados. Deixe saltear por uns minutos em lume alto. Quando os chocos começarem a pegar à frigideira, reduza o lume para médio e refresque com o vinho branco. Deixe cozinhar até os chocos ficarem tenros e, no último minuto, junte os coentros picados grosseiramente. No total cozinharam em cerca de 20 minutos.
Eu adoro comer este prato com arroz branco ou de alho e deitar um pouco do molho por cima do arroz, mas também é bom com batata cozida com pele, por exemplo.
Nota: a salsa deve ser picada muito fininha para libertar todo o aroma, enquanto os coentros devem ser picados mais grosseiramente porque, se forem demasiado picados, perdem sabor.

Bom apetite e boas festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário