quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Bolo de chocolate Árvore de Natal


Este foi o bolo de chocolate que fiz no workshop e que foi decorado pelas crianças que participaram. Ficou lindo! Os miúdos adoraram e as mães gostaram da ideia de como cortar o bolo em formato de árvore de Natal. Deixo-vos o esquema para que também possam fazer. É muito simples, só têm que fazer o bolo num tabuleiro retangular grande.

INGREDIENTES para um bolo grande (tabuleiro retangular de 45x25 cm):

- 250 gr de chocolate em tablete (60% de cacau ou de leite se preferirem)
- 8 ovos
- 300 gr de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 280 gr de açúcar
- 100 gr de manteiga
- 1 dl de leite morno
Para o creme: 2 embalagens de queijo creme magro, 4 colheres de sopa de açúcar em pó, 1 pacote de natas de soja para bater (ou das tradicionais), 1 vagem de baunila para aromatizar + açúcar qb + decorações a gosto

PREPARAÇÃO:
Partir o chocolate em pedaços pequenos e colocá-lo a derreter em banho maria juntamente com a manteiga. Para derreter em banho maria o tacho de baixo deve ter apenas um pouco de água (3 a 4 dedos de altura de água). Separar as gemas das claras. Bater as gemas com o açúcar com a batedeira elétrica durante 5 minutos até obter um creme esbranquiçado e espumoso. Acrescentar a isto o chocolate derretido com a manteiga. Misturar bem. Juntar o leite morno. Adicionar, aos poucos, a farinha peneirada e envolver bem, mas sem bater muito. Por fim bater as claras em castelo, juntar-lhes o fermento e envolver as claras na massa. Untar com margarina e polvilhar com farinha o tabuleiro. Deitar a massa lá dentro e levar a forno pré aquecido a 180ºC durante 25 minutos. Antes de retirar, faça o teste do palito para ver se a massa está cozida. Não a deixe ficar seca. Se ao fim de 25 minutos não estiver totalmente cozida, desligue o forno, mas mantenham o bolo lá dentro com a porta fechada por mais 5 minutos e depois a porta entreaberta outros 5. Depois retire e desenforme quando estiver mais arrefecido. Para ser cortado e recheado tem que estar totalmente arrefecido.
Este foi receheado com creme de queijo que faço utilizando duas colheres de sopa de açúcar em pó (inglês) para cada embalagem de queijo creme magro (tipo Philadélfia). Acrescento as sementes de uma vagem de baunilha para aromatizar Por cima barrei com chantilly feito de natas de soja especiais para bater. As crianças moldaram estrelas e bolas de Natal em pasta de açúcar vermelha e decoraram a seu gosto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário