sábado, 27 de dezembro de 2014

Bolinhos de massapão, as últimas prendas de Natal...




O vosso Natal foi bom? :) O meu foi. Houve por aqui um Pai Natal muito generoso... No entanto, o que mais desejo é que 2015 me traga prendas daquelas sem as quais não podemos passar: saúde (posso parecer as velhinhas a falar, mas é verdade!), compreensão, amizade, amor, vontade de criar coisas novas e oportunidades! Sim, oportunidades e muita força para as agarrar! São estes os meus desejos para o novo ano e este que vai entrar tem mesmo que ser em grande.
Enquanto o novato não começa e o velhinho ano se despede, ainda ando a entregar uns miminhos a algumas pessoas que me são queridas. Oferecer algo feito por mim é a minha forma de dizer "gosto de ti" porque, para mim, cozinhar é uma expressão de amor e dedicação das mais maravilhosas que pode existir. Deitei mãos à obra e fiz mais bolinhos de amêndoa, dado as primeiras fornadas terem feito tanto sucesso. São uns bolinhos cuja base é a receita de massapão de A minha Cozinha da Clara de Sousa. Achei a receita maravilhosa, juntei-lhe frutos secos e farinha de milho e fiz uns bolinhos com muito sabor a amêndoa. Ficam mais ou menos rijinhos e crocantes conforme o tempo que estejam no forno. Se estiverem 10 minutos vão ficar ligeiramente "peganhentos" por dentro e crocantes por fora. Uma delícia!

Ingredientes para 3 a 4 dúzias de bolinhos: 
300g de amêndoa em pó
300g de açúcar em pó
3 claras de ovo médias
1 colher de chá de aroma de amêndoa
1 pitada de sal
100 gr de farinho de milho amarelo
50 gr de sultanas douradas
50 gr de nozes picadas grosseiramente
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Coloque a amêndoa, o açúcar e o sal no processador de alimentos e pulse para misturar.
Com o processador em andamento (velocidade média) junte o aroma de amêndoa e as claras.
Depois de envolvido, raspe as paredes da taça e processe mais um pouco. Junte a farinha de milho e volte a misturar tudo até a massa ter um aspeto liso.
Retire para a bancada, amasse à mão durante dois a três minutos. Junte as sultanas e as nozes, volte a amassar e molde bolinhas do tamanho de um ovo de codorniz. Conforme o tamanho que tenham, devem ficar mais ou menos tempo no forno e vão ficar mais ou menos moles por dentro. 
Coloque todas as bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 10 minutos. Mesmo que considere que os bolinhos estão muito moles, retire-os, pois vão arrefecer e ganhar consistência depois de sairem do forno, pelo que não devem ficar cozidos em demasia para não ficarem rijos. Ainda quentes devem ser envolvidos em açúcar em pó. Se gostarem muito de canela, também podem polvilhar um pouco, experimentei em alguns e fica bom.

Também fiz bombons com chocolate 63% de cacau derretido lentamente em banho maria ao qual juntei frutos secos. Coloquei o preparado em formas de silicone para bombons e deixei solidificar. Ao fim de uma hora levei ao frigorífico mais outra hora. Depois desenformei. Arranjei umas caixinhas bonitas onde coloquei um sortido de bolinhos e chocolates. Os bombons também podem ser embrulhados um a um em folha de alumínio, tal como se faz aos doces Dom Rodrigo.

Bom apetite e Boas Festas!




2 comentários:

  1. Continuação de Boas Festas, os teus bolinhos estão o máximo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luísa, boas festas para ti também e para os teus!
    Beijinho da Susana

    ResponderExcluir