quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Bolachas e Prendas de Natal # PROJETO NATAL 2014



Mais uma ideia e uma receita a pensar no Projeto Natal 2014 dos blogs A Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas. Mais uma ideia para partilhar, experimentar e até para oferecer. Frascos ou saquinhos bonitos com estas bolachinhas são uma prenda doce e que agrada a todos. Boas Festas!

Ingredientes para as bolachas redondas e corações de manteiga:
Duas chávenas e meia de farinha maizena
Cinco chávenas de farinha de trigo
Duas chávenas e um quarto de açúcar
Duas chávenas de manteiga sem sal
Dois ovos inteiros

  
Ingredientes para as estrelas e pinheiros de avelã e tâmaras:
Exatamente a mesma base de massa indicada anteriormente
100 gr de tâmaras cortadas em pedacinhos
100 gr de avelãs cortadas em pedacinhos
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de café de canela em pó

Nota: Esta receita foi retirada de um livro de cozinha antigo e as medidas são apresentadas em chávenas. Eu utilizo chávenas de chá de tamanho standard. A receita é grande e rende muita quantidade, o que eu fiz foi fazer apenas uma massa, dividi ao meio e numa das partes acrescentei as tâmaras e avelãs para fazer umas bolachas diferentes.
 
Preparação:
Em ambos os casos, mistura-se tudo bem e amassa-se. Eu costumo misturar com o processador de alimentos e depois amasso à mão por 10 minutos. Depois estende-se a massa com o rolo de forma a ficar com a espessura de 3 a 4 mm. Cortam-se as bolachas com o formato desejado e levam-se ao forno num tabuleiro forrado de papel vegetal.
Devem ficar na prateleira do meio cerca de 10 minutos a 180ºC. O forno deve ter sido pré aquecido a esta temperatura. Em relação aos corações, a forma como os fiz foi com dois cortantes iguais, mas de tamanhos diferentes. Ficam umas bolachas originais e até se podem pendurar na árvore de Natal :)

Em relação às embalagens de oferta, eu costumo juntar várias coisas compradas em sítios diferentes. Fitas, laços, pequenas molinhas ou bonecos de pendurar, pequenas pinhas, fio e spray dourado, etc... Este ano comprei numa retrosaria este folhinho vermelho elástico. É muito prático, pois basta cortar do tamanho pretendido e cozer ou agrafar as pontas. Depois é só colocar nos frascos. Como é elástico nem temos que nos preocupar com nós e laços, é super prático!





 



2 comentários: