domingo, 14 de dezembro de 2014

Bacalhau à Zé do Pipo


Muitas pessoas (como eu) gostam de fazer pratos de bacalhau diferentes para a ceia de Natal, hoje deixo-vos uma sugestão simples e muito tradicional, mas que é uma delícia: Bacalhau à Zé do Pipo. Provavelmente existem várias versões da receita, com as devidas alterações do dedo dos cozinheiros que lhes foram pondo a mão. A receita que apresento é a minha, a forma como sempre fiz, simples e prática. Adiciono o fiambre ou presunto porque comi assim num restaurante, já há muitos anos, e adorei, tendo adotado este detalhe para a minha receita. Penso que o segredo do sucesso deste prato também está no puré. Um puré bem feito, saboroso e sem grumos é meio caminho para termos um excelente resultado. E umas boas postas do lombo do bacalhau, claro!

Ingredientes para 4 pessoas:
4 postas do lombo de bacalhau pronto a cozinhar Riberalves
1 kg de batata para puré
Leite e manteiga qb
Sal e noz moscada qb
4 fatias de fiambre de boa qualidade (ou presunto)
4 colheres de sopa de maionese (desta vez usei de compra)
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
1 dl de azeite
1 folha de louro
Azeitonas pretas a gosto 
4 colheres de sopa de pickles

Preparação:
Começo por cozer as postas de bacalhau ao vapor. Vejam AQUI como fazer. Depois reservo. 
Numa frigideira coloco o azeite, 4 dentes de alho esmagados, a folha de louro e a cebola em gomos bastante finos (meias lua). Deixo cozinhar suavemente até a cebola amolecer, sem ganhar cor.
Ao mesmo tempo cozo as batatas com 1 dente de alho e a água temperada de sal. O alho dá mais cremosidade ao puré e também oferece sabor. Depois das batatas cozidas, passo-as, bem como ao alho, pelos pass vite. Levo o tacho com as batatas esmagadas ao lume. Junto umas duas colheres de sopa de manteiga e um pouco de leite. Tempero com noz moscada ralada no momento. Vou mexendo e acrescentando leite até obter a consistência desejada e até o puré ferver uns 2 minutos. Reservo.
Num tabuleiro de forno coloco a cebola. Por cima ponho as postas de bacalhau. Em cima de cada posta coloco os pickles picados finamente, uma fatia de fiambre e uma colher de maionese. À volta das postas de bacalhau disponho o puré. Termino a decoração com azeitonas pretas e levo ao forno a 220ºC até estar tudo gratinado. Sirvo com salada verde.

NOTA: Em vez de coserem o bacalhau ao vapor, podem cozê-lo em leite e aproveitá-lo para o puré. Em vez de fiambre, adicionar presunto torna o prato mais rico.

Bom apetite! Boas Festas!


2 comentários: