sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Bacalhau corado com molho cremoso de camarão



Cá em casa na mesa de Natal há sempre bacalhau, mas há muitos anos que não há bacalhau cozido. Pelo menos não há SÓ bacalhau cozido. Gosto de inovar e fazer um prato mais suculento para esta noite tão especial. Bacalhau espiritual, bacalhau com migas e castanhas ou bacalhau e polvo à lagareiro no forno, foram alguns dos pratos já experimentados. Desta vez tive a ideia de juntar algum marisco ao fiel amigo e fazer os lombos de bacalhau com um molho guloso. É um prato bom para qualquer altura do ano e pode ser uma ideia para a noite da Consoada. Espero que gostem, não é difícil e fica muito saboroso.

Ingredientes para 4 pessoas:
4 lombos de bacalhau
300 gr de camarão 
0,5 dl de azeite
Sal qb
3 colhere de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
Acompanhamento: 1 molho de espinafres e 4 batatas grandes

Preparação:
Comece por cozer os camarões com pouca quantidade de água temperada com sal (o sal deve ser qb para que a água possa ser toda aproveitada). Depois de cozidos, descasque-os. Esprema as cabeças para dentro da água, passando-as pelo pass vite. Coe a água com um passador e reserve. Deve obter cerca de 0,5 l de caldo de camarão.
Num tacho faça um bechamel de camarão: deite 3 colheres de sopa de manteiga e deixe ferver, adicione 3 colheres de sopa de farinha de uma vez e mexa até formar uma pasta. Lentamente vá juntando a água de cozer os camarões, mexendo sempre, até a esgotar toda e obter um molho espesso e sedoso. Se considerar que tem pouca quantidade de água, adicione um pouco de leite e retifique de sal. Quando o molho estiver pronto, junte o miolo de camarão e reserve, conservando-o quente.
Numa frigideira anti aderente deite o azeite e, quando este estiver quente, core os lombos de bacalhau de todos os lados, começando pelo lado da pele para que fique tostada. Assim que o bacalhau estiver cozinhado e as lascas a separarem-se (sem estar frito em demasia) retire e coloque cada lombo nos pratos de servir.
Em relação ao acompanhamento, as batatas são cortadas no ralador ou mandolina em fios grossos, temperadas com sal grosso e um fio de azeite e assadas no forno. Ficam tipo batata frita. Os espinafres foram simplesmente salteados. No fim empratei tudo e reguei com o molho de camarão.

Bom apetite e Boas Festas!


Um comentário: