terça-feira, 25 de novembro de 2014

Salada de lulas grelhadas, bróculos e ervas aromáticas


Depois de um fim de semana dedicado à doçaria, volto aos pratos principais, práticos e fáceis para os dias de trabalho. Que tal umas lulas? Tenham uma boa semana!

Ingredientes para 2 pessoas:
750 gr de lulas frescas
400 gr de bróculos
1 endívia
Meio pimento vermelho
0,7 dl de azeite aromatizado com ervas aromáticas e um dente de alho esmagado e picado muito finamente
Sal e pimenta qb

Preparação:
Arranjei as lulas frescas, limpando-as e abrindo-as. Com uma faca afiada dei uns golpes na diagonal e depois no outro sentido (para formar losangos). Os golpes devem ser dados superficialmente de forma a criar apenas uns sulcos nas lulas, não para as dividir em pedaços. Isto serve para que as lulas absorvam melhor o sabor do azeite e das ervas enquanto grelham.
Com um pincel passei um pouco de azeite aromatizado com ervas aromáticas a gosto nas lulas (do lado dos golpes). Temperei-as também com um pouco de pimenta moída na altura. Aqueci o grelhador e assei as lulas. Neste caso, para temperar, usei uma mistura de ervas para grelhar peixe. Se não tiverem esta mistura podem usar oregãos, funcho, cebolinho, salsa, a mistura que vos parecer bem. Com o calor as lulas vão enrolar, é normal e deixa-as com um aspeto curioso.
Entretanto os bróculos cozeram ao vapor durante 15 minutos. Cortei-os previamente em raminhos pequenos para cozerem uniformemente. Em cada prato coloquei algumas folhas de endívia, as rodelas de pimento e os bróculos e acrescentei as lulas assim que ficaram grelhadas. Reguei tudo com um vinagrete feito com duas partes do azeite aromatizado e uma parte de uma mistura de vinagre balsâmico e sumo de limão.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


4 comentários:

  1. Gosto tanto deste tipo de refeição, que maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Também eu. Simples, saudável e bom! Beijinho!
    Susana

    ResponderExcluir
  3. Ai que refeição tão boa, adoro lulas.

    beijinhos

    ResponderExcluir