quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Perna de peru com cogumelos e salsa


Eu não tenho nenhuma obsessão doentia com comida saudável. Longe disso! Como de tudo e adoro comida gulosa. Mas tento fazer refeições equilibradas e ter em conta o que é saudável sem fugir ao sabor e à comida suculenta.
Incomoda-me, posso mesmo dizer que me irrita, que as pessoas pensem que comida saudável se limita aos cozidos e grelhados e que comida saudável não tem sabor nem graça. Não pode haver ideia mais errada. Há comida de forno, de tacho e comida com molho que pode ser saudável, ter pouca gordura e saber muito, mas mesmo muito bem!
Muitas das receitas que aqui partilho têm isso em mente: serem práticas e saudáveis, terem alguma originalidade e imenso sabor. Comida boa, que não faça mal, mas que dê gosto comer! É isso que gosto de fazer e é isso que gosto de comer... porque eu gosto MUITO de comer :)
A carne de peru é um dos ingredientes saudáveis e com muito potencial para fazer bons pratos. O peru é uma carne magra, mas com muita proteína, constituindo uma boa opção para crianças, jovens, atletas e até para quem pretende fazer dieta, pois tem pouca gordura, mas fornece energia.
Em relação às pernas de peru eu costumo escolher uma bem grande para fazer bifinhos ou costeletas da parte da coxa (peço que me cortem logo os bifes no talho) e aproveitar o "coto" para outros pratos. Às vezes asso no forno, outras vezes estufo, como foi o caso desta vez em que estufei com cogumelos. Espero que gostem da sugestão, é muito simples e prática de confecionar.

Ingredientes para 2 pessoas:
1 perna de peru (apenas a parte do "coto")
250 gr de cogumelos "Paris", dos brancos
1 cebola
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 folha de louro
Meio ramo de salsa fresca
Sal e pimenta qb
0,5 dl de vinho branco

Preparação:
Coloque o azeite, a cebola picada grosseiramente, os alhos esmagados e o louro num tacho. Disponha por cima a perna de peru inteira sem a pele (se tiver um golpe ao meio, ajuda a cozedura). Tempere com sal grosso e pimenta preta moída na altura. Adicione ao tacho metade da salsa fresca picada. Tape e deixe estufar em lume médio.
Cerca de 20 minutos depois vire a perna no tacho. Adicione os cogumelos partidos em quartos e o vinho branco. Retifique o sal. Deixe estufar até a carne estar cozinhada (mais 20 a 30 minutos conforme o tamanho da perna). Se der um pequeno golpe e vir que não há sangue junto ao osso, é porque está pronta. Durante a cozedura se o cozinhado ficar seco, pode acrescentar mais um pouco de vinho ou água. Se, pelo contrário, estiver com muito líquido, destape o tacho e deixe reduzir um pouco o molho.
No fim, retire do lume, fatie a carne e polvilhe com a restante salsa para dar frescura ao prato. Sirva com arroz branco ou arroz de alho.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário