sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Mil folhas light de frutos vermelhos


Se vos disser que esta sobremesa é light, provavelmente têm dificuldade em acreditar. Mas é verdade! Leve, fresca, deliciosa, sem gordura e com pouco açúcar. Por isso, entreguem-se à tentação de experimentar e comam à vontade. Vai fazer bem à alma sem fazer mal à linha ;)

Ingredientes para 4 pessoas:
300 gr de morangos
150 gr de mirtilos (podem usar outros frutos vermelhos, como amoras ou groselhas)
2 folhas de massa philo
1 pacote de natas de soja especiais para bater (a marca Alpro tem)
70 gr de açúcar
3 colheres de sopa de água
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Para o coulis: Lave todos os morangos. Corte metade da quantidade em pedaços pequenos e leve ao lume com 50 gr de açúcar e a água. Deixe estufar os morangos até fazer uma espécie de coulis. Quando estiver numa consistência menos espessa que a da compota, está pronto. Mas pode deixar a seu gosto, mais ou menos apurado, mais ou menos espesso, conforme a sua preferência. Depois de pronto, triturei ligeiramente o doce com a varinha mágica para obter a consistência que se vê na foto. Mas pode deixar os pedaços de fruta inteiros se preferir. Depois de arrefecido e com a ajuda de um pincel de silicone, barrei os pratos de servir com um pouco deste coulis.
Para as placas de massa: retire a massa philo do frigorífico, abra as folhas em cima da bancada e corte placas circulares com um cortador redondo. Se não tiver o cortador, corte com uma faca em quadrados todos do mesmo tamanho. Leve estas placas de masssa ao forno a 180ºC só até alourarem. Muita atenção porque a massa philo é muito sensível. Este processo não deve demorar mais do que 5 minutos, mas convém espreitar com atenção e retirar assim que as placas estejam alouradas.
Para o recheio: Bata as natas de soja com o restante açúcar. Fatie os restantes morangos muito finamente.
Para montar a sobremesa, vá dispondo circulos de massa philo, colheradas de nata e frutos vermelhos. Termine com nata e alguns frutos e polvilhe com açúcar em pó.  

Deixo-vos alguma informação sobre os mirtilos, um fruto com propriedades fantásticas e que já se produz em Portugal:  http://www.feiradomirtilo.pt/mirtilo-na-saude

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




Um comentário:

  1. Que aspecto tão bom, ficou lindo e certamente uma delicia.

    beijinhos

    ResponderExcluir