quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Migas de amêijoas com lombinhos de porco preto


Hoje o Cante Alentejano foi considerado, pela Unesco, Património Cultural Imaterial da Humanidade. Parabéns ao Cante, aos cantadores, ao nosso lindo alentejo e a Portugal! Além de ser uma região acolhedora e maravilhosa, principalmente na primavera, que é a altura do ano em que mais gosto de visitar o Alentejo, esta zona do país é caraterizada por ter alguns dos nossos melhores pratos tradicionais. Com pão, carne de porco e ervas aromáticas os alentejanos fazem verdadeiras delícias. Sem esquecer o peixe e os mariscos, tão abundantes em quantidade e qualidade em toda a Costa Vicentina e zonas do litoral alentejano.
Eu resolvi juntar todos esses ingredientes e fazer um prato que pretende homenagear o Alentejo e a tradição culinária portuguesa. Cá em casa foi muito bem recebido. Espero que também gostem.

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de lombinho de porco preto
1 kg de amêijoas
1 pão alentejano grande
6 dentes de alho
1 bom ramo de coentros
1,5 dl de azeite alentejano
Sal grosso, grãos de pimenta preta e branca e de sementes de mostarda qb

Preparação:
Corte os lombinhos de porco em nacos de cerca de 6 cm de espessura.
Numa frigideira deite metade do azeite. Esfregue toda a frigideira com um alho grande esmagado. Quando o azeite estiver quente, cozinhe os lombinhos em lume alto de forma a que a carne fique selada de todos os lados. Depois tempere a carne com sal, pimenta, alho esmagado e um pouco de sementes de mostarda e leve ao forno a terminar (cerca de 10 minutos a 180ºC).
Num tacho coloque o restante azeite e 4 dentes de alho bem esmagados. Junte as amêijoas e os coentros picados na altura. Deixe as amêijoas cozinharem até abrirem, como na receita à Bulhão Pato. Tape o tacho para criar algum líquido. Quando estiverem todas abertas, retire as amêijoas, descasque-as e reserve. Deixe apenas algumas com casca para o empratamento.
Entretanto corte o pão em pedaços pequenos, evitando as zonas mais rijas da côdea. Coloque o pão num tacho e vá deitando por cima todo o molho das amêijoas com os coentros e alhos. Com uma colher de pau vá amassando até obter a consistência de migas "presas". Se o líquido não for suficiente, acrescente um pouco de água a ferver, sempre aos poucos. Retifique de sal. Leve o tacho ao lume e misture bem até as migas ficarem prontas. Por fim junte o miolo das amêijoas.
Para empratar, coloque as migas de amêijoas num prato ou ardózia com os lombinhos de porco por cima. Polvilhe com mais coentros frescos picados e termine com um fio de bom azeite alentejano. Decore com algumas amêijoas inteiras e delicie-se!



2 comentários:

  1. A apresentação está o máximo, uma tentação!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luísa :) Mas o melhor mesmo é o sabor!! Adoro migas e açordas. Beijinho
    Susana

    ResponderExcluir