sábado, 29 de novembro de 2014

Gelado de queijo da Serra do Tiger

Fiz mais uma receita do Chefe Tiger. Bom, desta vez não é "uma" receita, é "A" receita. Acho que nunca comi nada tão bom em toda a minha vida... Faço desde já uma declaração de intenções: sou louca por queijo e adoro gelados! Ora, esta sobremesa é gelada, docinha e com queijo!! Ainda para mais, Queijo da Serra, um dos melhores queijos do mundo, na minha opinião. Fica uma verdadeira maravilha, a conjugação do sabor do queijo com a marmelada é perfeita e já conhecida, mas assim em gelado é qualquer coisa de sublime. Eu fiz o gelado com um queijo mesmo muito cremoso, quase líquido, e usei broa de milho amarelo, daquela um pouco adocicada. A única alteração que fiz à receita original foi polvilhar o gelado com uma pitada de canela quando fiz o empratamento. Um toque discreto, que resultou. Amantes de queijo: deliciem-se com esta sobremesa, é de ir ao céu e voltar para comer mais um bocadinho!

Ingredientes para 6 a 8 forminhas:
250 gr de Queijo da Serra
2 dl de natas
2,5 dl de leite
6 gemas
125 gr de açúcar
Broa de milho qb
Maarmelada qb

Preparação:
Abra o Queijo da Serra e retire 250 gr da parte cremosa. Bata as natas com as gemas. Adicione o leite previamente fervido com o açúcar. Leve a mistura de natas, gemas e leite ao lume. Retire antes que ferva e junte ao queijo. Triture tudo com a varinha mágica. Encha pequenas formas (de queques ou pudins) com o creme. Congele. Na altura de servir, retire do congelador para o frigorífico uns 10 minutos antes para o gelado desenformar facilmente e ficar cremoso. Triture a broa ou esfarele com os dedos (foi o que fiz) e faça o empratamento com a marmelada, o gelado e a broa esfarelada. No fim polvilhe com um toque de canela em pó (opcional).

Bom apetite!




2 comentários:

  1. Olá Susana :)
    Que aspeto e textura fantástica tem este gelado! Hummm...
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Susana,

    Fiquei rendida a este gelado. Ando há imenso tempo para encontrar uma receita de gelado de queijo da serra e esta já vai comigo. Adoro gelados e queijo, se conseguir conjugar os dois ingredientes melhor ainda.
    beijinho grande e bom domingo
    Ana

    ResponderExcluir