domingo, 2 de novembro de 2014

Empada de frango, cogumelos e cenouras


Esta minha empada de frango, cogumelos e cenouras é mesmo uma comida outonal, a chamada "comida de conforto". É realmente reconfortante, além de prática de fazer. Fica suculenta e nutritiva.
Podem fazer várias empadas pequenas ou uma grande como eu fiz. Se usarem uma placa de massa redonda de tamanho regular, devem usar uma forma pequena (a minha tem 17 cm de diâmetro), neste caso vão conseguir uma empada mais alta, mas menos larga. Se usarem uma tarteira ou forma de tamanho mais regular (25 a 30 cm), terão que utilizar duas placas de massa, uma para colocar por baixo e outra por cima, para cobrir a empada.

Ingredientes para 4 pessoas:
1 placa de massa quebrada de compra (ou duas se usarem uma forma mais larga)
3 peitos de frango
3 cenouras
1 cebola
150 gr de cogumelos brancos
1 dente de alho
1 colher de chá de mistura de ervas finas
0,5 dl de azeite
Sal e noz moscada qb

Preparação:
Estufe o frango, colocando o azeite num tacho e uma cama de cebola em meias luas finas. Por cima coloque o frango, as cenouras em fatias e os cogumelos em quartos. Tempere com sal e as ervas aromáticas. Deixe estufar com o tacho tapado, em lume médio/alto, até o frango estar quase cozinhado. Nos últimos minutos destape o tacho para o estufado secar um pouco enquanto acaba de cozinhar. Quando estiver pronto deixe arrefecer, desfie o frango, junte-o à cenoura, aos cogumelos e ao molho. Misture tudo com um garfo e, com a ajuda deste, esmage ligeiramente as cenoras. Neste momento rale uma pitada de noz moscada para dentro do preparado e misture tudo bastante bem. Retifique de sal.
Coloque a placa de massa na forma. Não retire o papel de cozedura que vem com a massa. Depois de ter a forma forrada com a massa, coloque a mistura de frango  lá dentroe ajeite os rebordos da massa para cima do recheio, para a zona do meio, deixando um orifício no meio para permitir que o ar saía.  
Coza 30 minutos no forno a 200ºC




Um comentário: