sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Chutney de maçã reineta e especiarias


Este chutney muito aromático é bom para acompanhar carnes, principalmente de porco. Também podem experimentar conjugá-lo com alguns queijos, de cabra, por exemplo. Outra ideia é fazer umas gambas panadas, salgadinhas e picantes qb, e servir este acompanhamento para ir "molhando" as gambas, tipo petisco ou como entrada. Fica um contraste de sabores excelente.
O chutney não fica demasiado ácido nem demasiado doce, tem uma acidez qb e o ligeiro picante do gengibre dá-lhe um travo muito saboroso e vibrante. Depois de pronto, posto em frasquinhos bonitos também pode ser uma boa ideia para prendas de Natal.

Ingredientes:
1 kg de maçã reineta de Alcobaça
1 cebola (cerca de 200 gr)
250 gr de açúcar branco
3 colheres de sopa bem cheias de açúcar moreno macio 
2,5 dl de vinagre de cidra
1 colher de café rasa de gengibre em pó
1 pau de canela
1 colher de café rasa de canela em pó
Meia colher de café de sementes de mostarda preta
1 cravinho
1 colher de café rasa de noz moscada
1 colher de café de mistura de pimenta (rosa, branca e preta)
1 colher de sopa de água

Preparação:
Num tacho coloque a cebola picada, a água e o açúcar moreno e leve ao lume médio até a cebola começar a caramelizar (cerca de 10 minutos). Entretanto vá descascando as maçãs. Pique-as em cubinhos pequenos e coloque-as desde logo numa tigela com os 2,5 dl de vinagre. Assim que tiver todas as maçãs descascadas e cortadas, adicione-as ao tacho da cebola. Junte o açúcar branco, o pau de canela e a canela e gengibre em pó. Num almofariz deite o cravinho, a noz moscada moída na altura, as sementes de mostarda e as pimentas. Moa tudo até ficar em pó e junte ao tacho. Mexa a mistura com uma colher de pau e deixe cozinhar em lume médio por 40 minutos até o chutney atingir ponto de estrada (tal como nas compotas).
Notas: usei uma mistura de açúcar moreno e açúcar branco para que o chutney não ficasse demasiado escuro. As quantidades das especiarias devem ser respeitadas pois, como são muito fortes, não se pode abusar para não se perder o sabor da maçã.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!





2 comentários:

  1. Aqui está o chutney das maçãs que estavam naquela balança linda!!! Esse chutney com uma barriguinha de porco no forno, ui ui, vai lá vai!! :D

    ResponderExcluir
  2. Boa sugestão Luís :) E, sim, este foi o resultado das maçãs da balança, uma peça muito bonita e pela qual tenho grande carinho. Beijinho e bom fim de semana!
    Susana

    ResponderExcluir