domingo, 23 de novembro de 2014

Bolo de abóbora com especiarias


Quando fiz este bolo cheirava a mel, canela e gengibre na minha cozinha. Não só na cozinha, mas pela casa toda. Que maravilha! Só pelo aroma, vale a pena fazer este bolo. Mas não é só pelo cheirinho, façam-no pelo sabor e pela textura, que são maravilhosos. Além disso, este bolo traz uma etiqueta a dizer: "outono" :) Tem abóbora, especiarias, mel... é um bolo macio, quente, melado, reconfortante. Fi-lo e levei-o para o lanche que partilhei com uma prima, que também é uma boa amiga. toda a família provou e quem provou gostou muito.

Ingredientes:
300 g de abóbora (pesada depois de cozida e escorrida)
275 g de açúcar amarelo
200 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente (usei margarina líquida para cozinhar, ficou ótimo)
4 ovos
300 g de farinha com fermento
1 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de cravinho em pó
1 colher de café de noz moscada moída
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de erva-doce em grão moída
Uma pitada de sal
100 g de mel
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Bater o açúcar com os ovos (ir adicionando um a um) com a batedeira. Esmagar a abóbora com um garfo depois de cozida e escorrida. Juntar a abóbora ao preparado com a margarina. Bater bem. Adicionar os restantes ingredientes (mel e especiarias) e, por fim, envolver a farinha peneirada. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, numa forma forrada com papel vegetal, ligeiramente untado com manteiga, durante 35 minutos.
Desenformar depois de frio e servir polvilhado com açúcar em pó.





3 comentários:

  1. Gosto destes sabores e deve ser realmente um cheirinho tão bom, adoro a textura do bolinho.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Susana ficou mesmo com um aspecto muito bom! Aquela fatia com aquele brilho da humidade está mesmo a pedir umas dentadas!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Este bolo realmente é bom pelo sabor, pelo aroma e pela textura. Experimentem à confiança. Comi o meu no lanche com uma prima ainda houve lugar para queijos e compotas caseiras, feitas por ela. Foi muito bom :)

    ResponderExcluir