quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Batatas fritas no forno


Gosto de batatas fritas, mas não sou louca por elas. De vez em quando, com alguns pratos, não as dispenso. Como não gosto muito de fritos, do cheiro que deixam e da gordura com que ficam, e como tenho cá em casa alguém que concorre seriamente para ser o fã número um de batatas fritas, comprei uma Actifry, uma máquina que frita apenas com uma colher de azeite ou óleo. As batatas ficam realmente boas e estaladiças. Como a máquina é bastante cara, posso deixar-vos a dica de que comprei a minha já há uns anos pela internet, veio do estrangeiro, novinha em folha, mas a metade do preço. A garantia é válida na mesma, tendo em conta que vinha de um país da União Europeia. Só não trazia livro de instruções em inglês, mas descarreguei da net.

Bom, mas as batatas fritas sem serem mergulhadas em óleo também podem ser "fritas" no forno. Todos os pratos que apresento aqui no blog e que acompanham com batata frita, é sempre batata frita na Actifry ou no forno.

Para as confecionar no forno, proceda da seguinte forma:
Comece por pré aquecer o forno a 200º C. De preferência utilize batatas de boa qualidade para fritar (eu gosto de usar da roxa ou da "olho de perdiz"). Descasque as batatas e corte-as em palitos. Lave-as em 3 águas. Se tiver tempo, deixe-as de molho em água fria, até as pode colocar no frigorífico para ficarem mais rijas.
No momento de as confecionar, seque-as muito bem com um pano de cozinha até perderem toda a humidade (este passo é muito importante para o sucesso da receita). Coloque-as numa taça e tempere-as com flor de sal e algumas ervas secas, como oregãos, tomilho ou alecrim. Eu utilizei flor de sal já misturada com ervas moídas muito fininhas (por isso quase não se nota). Adicione um fio de azeite (pouco). Misture tudo bem e coloque as batatas bem espalhadas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Não acame as batatas umas por cima das outras para que possam tostar uniformemente. Leve ao forno na prateleira do meio e acerte a temperatura para os 220ºC. Ao fim de 15 minutos, com muito cuidado e com a ajuda de uma espátula larga, vire as batatas. Deixe assar por mais 15 minutos. Conforme a potência do forno, pode demorar um pouco menos ou um pouco mais de tempo. Se for uma grande quantidade de batatas também demora mais tempo. Quando estiverem prontas, retire e sirva-as quentinhas e estaladiças.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


2 comentários:

  1. bem prática esta sugestão numa próxima vou experimentar sim.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. É prático e bem mais saudável. Se estivermos com muita pressa, até podemos cortar as batatas (muito bem lavadas) com casca e tudo. Beijinho
    Susana

    ResponderExcluir